A possibilidade de arriscar é que nos faz homens’. Um dos versos mais famosos do poeta e jornalista Damário Dacruz, falecido em 2010, serve também como uma porta de entrada para o livro ‘Outros Riscos’, que reúne 40 poemas de autores selecionados pelo 1º Prêmio Damário Dacruz de Poesia.
A obra originada pela premiação nasceu da iniciativa do então presidente da Fundação Pedro Calmon (FPC), professor Ubiratan Castro, falecido este ano, e será lançada neste sábado (27), às 18h30, em Cachoeira, no Recôncavo.
O livro é uma coedição entre a FPC e a Editora Quarteto e também uma homenagem póstuma ao poeta, que se estabeleceu no Recôncavo ao criar o espaço cultural Pouso da Palavra, local do lançamento. Entre os premiados estão de estreantes a autores já conhecidos no meio literário como Fabrícia Miranda, Herculano Neto, Vladimir Queiroz e Luís Pimentel, o que amplia a diversidade dos poemas selecionados.
Reconhecimento
Para a diretora-geral da FPC, Fátima Fróes, os concursos literários permitem que os autores validem a qualidade de seus trabalhos. “Isso viabiliza a publicação e difusão da obra, possibilita o reconhecimento junto aos leitores e consolida a escritura como profissão”.
Já o autor do poema premiado em primeiro lugar - ‘Fotografia’-, o jornalista Elieser Cesar, destaca que ser premiado em poesia tem um valor simbólico bem mais amplo. “Um bom poema não se escreve todo dia, nem por número de linhas e até em série como as reportagens de jornal”.
Para o também jornalista Elton Coutinho, ‘Pecado Meramente Social’ proporciona uma satisfação a mais, já que será seu primeiro poema publicado. Ele, inclusive, foi assessor cultural do Pouso da Palavra durante três anos e a convivência com Damário estimulou a produção literária do então aprendiz de poeta. Mais informações pelo site - acesse aqui.

0 comentários :
Postar um comentário