O professor Dr. Pedro Antonio Oliveira Mangabeira, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado na 12th International Conference on The Biogeochemistry of Trace Elements” (12ª Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos Traços – ICOBTE). O trabalho intitulado “Effects of Lead in the anatomy, leaf mesophyll cell ultrastructure and concentration of mineral nutrients in Oxycarium cubense (POEP KUNT) PALLA” (Efeitos do chumbo na anatomia foliar e ultraestrutura celular e concentração de nutrientes minerais em Oxycaryum cubense), apresentando pelo professor Mangabeira, foi oriundo da dissertação de mestrado da estudante Laize Silva Queiroz – ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.
Este trabalho é resultado de pesquisas no Programa de Pós-graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, sob a orientação do Dr. Pedro Mangabeira, realizado no Centro de Microscopia Eletrônica da UESC com a utilização do Microscópio Eletrônico de Transmissão Morgani – FEI – Company, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e pela FINEP – Agência Brasileira da Inovação. O seu objetivo foi estudar o efeito do chumbo na anatomia da espécie Oxycaryum cubense, com possível utilização em programas de fitorremediação de áreas contaminadas por metais tóxicos.
O tema central da 12th ICOBTE foi “Remediação sustentável e gestão dos sítios contaminados” e envolveu sub-temas como biodisponibilidade, toxicidade, vias da cadeia alimentar, avaliação de risco, interação da rizosfera contaminante, especiação química, qualidade e segurança alimentar, radionuclídeos e química ambiental e metodologia de nano-partículas.
Fonte: jornalsportnews.

0 comentários :
Postar um comentário