Mobilização que acontece simultaneamente com a Multivacinação visa conscientizar pais e responsáveis para deficiência que acomete 20% das crianças nordestinas
Minimizar a gravidade de infecções respiratórias agudas e diarréia, manter a saúde da visão e dos olhos, além de reduzir consideravelmente a mortalidade materno infantil. Esses são apenas alguns benefícios alcançados por crianças que mantém níveis adequados de Vitamina A.
Para reforçar a importância desse nutriente para o crescimento saudável, a Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (24) - simultaneamente com a Campanha de Multivacinação -uma mobilização para intensificar a administração de Vitamina A, em crianças de 6 a 59 meses.
O objetivo é aumentar a cobertura da suplementação, contribuindo para redução da deficiência deste micronutriente que acomete cerca de 20% das crianças da região Nordeste do Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Nos últimos anos Salvador não alcançou boa cobertura do Programa. Em 2012, apenas 84% das crianças de 6 a 12 meses e 55,5% maiores de 1 ano e menores de 5 anos receberam a megadose.
Falta de Vitamina A - Um dos primeiros sinais da deficiência de vitamina A podem ser observados quando as crianças começam a ficar doentes com muita freqüência ou quando doenças como a diarréias se tornam mais graves, com risco, inclusive, de morte. Outro indicador é a cegueira noturna, que é percebida quando a criança não enxerga em lugares com pouca luz. Esse quadro pode evoluir para o aparecimento de manchas esbranquiçadas (manchas de Bitot) nos olhos e, logo após, feridas que escamam, podendo causar a cegueira irreversível.
As crianças de até 5 anos devem receber uma dose de Vitamina A a cada seis meses, até o limite de três doses. A aplicação do micronutriente fica disponível nas salas de vacina das Unidades de Saúde da rede municipal. A suplementação tem caráter preventivo e não substitui uma alimentação equilibrada, rica no referido micronutriente.
0 comentários :
Postar um comentário