Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cine Escola faz alunos experimentarem cinema na sala de aula

 Cine Escola faz alunos de Salvador experimentarem cinema na sala de aula


Patrocinado pela Fundação Telefônica Vivo, novo projeto dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi chega a Salvador dia 05.08.

O Cine Escola, novo projeto dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi (“Bicho de Sete Cabeças”, “Chega de Saudade”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “Uma História de Amor e Fúria”) chega a Salvador na próxima semana. A partir de segunda-feira (05-08), o projeto, patrocinado pela Fundação Telefônica Vivo, leva oficinas e workshops de audiovisual para a sala de aula de duas escolas municipais. De 05.08 a 09.08, as atividades serão na Escola Municipal Teodoro Sampaio e, em seguida, de 12.08 a 16.08, é a vez do IMEJA - Instituto Municipal de Educação de Jovens e Adultos.

“O audiovisual é presença cada vez mais constante em sala de aula, seja da escola pública ou particular. O Cine Escola promove a integração entre o audiovisual e a educação, de forma crítica e construtiva. Além de assistir conteúdos, os alunos são estimulados a criar e exibir suas próprias histórias”, afirma Luiz Bolognesi que ao lado de Laís Bodanzky idealizou o programa.

O Cine Escola é fruto de uma parceria pedagógica que acontece há cinco anos entre os projetos Tela Brasil e a produtora Ouroboros, coordenada pelas educadoras Moira Toledo e Marina Santonieri. O objetivo é que, por meio da integração entre audiovisual e educação, os alunos desenvolvam pensamento crítico e autonomia, qualidades imprescindíveis para o novo perfil do mercado.

O Cine Escola é dividido em três frentes que se comunicam com toda comunidade escolar: a Oficina Audiovisual, o Workshop-Palestra e o Cineclube.

Contraturno - Durante a Oficina Audiovisual, alunos da Escola Municipal Teodoro Sampaio e do Instituto Municipal de Educação de Jovens e Adultos, aprendem sobre o universo do cinema por meio de aulas teóricas e da produção de curtas, que misturam técnicas de animação e live action. Duas turmas de 25 alunos recebem quatro horas de aula por dia de segunda à sexta-feira, sempre no contraturno. Cada turma produz três filmes, que serão exibidos às escolas nas sextas-feiras, 09 e 16.08 respectivamente. 

No Workshop-palestra o corpo docente e administrativo da escola também terá oportunidade de participar. Os professores são estimulados a despertar um novo olhar sobre o uso do audiovisual no ambiente escolar. O objetivo é que os docentes passem a enxergar formas de integração do ensino formal com as ferramentas de áudio e vídeo.

Além das Oficinas e Workshops, o Cine Escola vai montar um cineclube, que funcionará de 05 a 09.08 na Escola Municipal Teodoro Sampaio, e de 12 a 16.08 no IMEJA, no período da manhã e da tarde. Durante esses dias, serão realizadas 30 sessões de curtas-metragens, levando a experiência do cinema para dentro da escola.

Portal Tela Brasil – Após o encerramento do programa na escola, o aprendizado continua na web, no TelaBr (www.telabr.com.br), o primeiro portal brasileiro de educação audiovisual. O espaço reúne oficinas virtuais nas quais é possível percorrer todo o processo de produção de um filme até chegar à sala de cinema, além de dicas de bibliografia, filmografia e notícias sobre a sétima arte. No portal, professores ainda tem acesso a um material de apoio para usar as produções cinematográficas como um recurso didático.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo - Criada em 1999, a Fundação Telefônica incorporou os projetos do Instituto Vivo em 2011, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica. A Fundação Telefônica Vivo acredita que conectando pessoas e instituições é possível transformar o futuro, tornando-o mais generoso, inclusivo e justo. Utiliza tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social. Suas principais áreas de atuação são: Combate ao Trabalho Infantil, Educação e Aprendizagem, Inovação Social e Voluntariado. O Grupo Telefônica possui, ainda, fundações em 13 países.


Cine Escola em Salvador - BA
Realização: Buriti Filmes
Patrocínio: Fundação Telefônica Vivo
Coordenação: Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi

Local: Escola Municipal Teodoro Sampaio - (R. Dr. Armando Colavope, 106 – Santa Cruz)
Oficina para alunos: 05 a 09.08
Horário das Aulas: Turma manhã: 8h30 às 12h30. Turma tarde: 13h30 às 17h30
Exibição dos curtas produzidos nas Oficinas: 09.08
Workshop: 05.08 às 10h e às 15h
Cineclube: De 05 a 09.08, no período das aulas

Local: IMEJA - Instituto Municipal de Educação de Jovens e Adultos – (R. Abelardo Andrade Carvalho, s/n – Boca do Rio)
Oficina para alunos: 12 a 16.08
Horário das aulas: Turma manhã: 8h30 às 12h30. Turma tarde: 13h30 às 17h30
Exibição dos curtas produzidos nas Oficinas: 16.08
Workshop: 12.08 às 10h e às 16h
Cineclube: De 12 a 16.08, no período das aulas


Atividades oferecidas apenas para os alunos, o corpo docente e administrativo das escolas Teodoro Sampaio e IMEJA.

Site: www.telabr.com.br
Facebook: www.facebook.com/portaltelabrasil
Twitter: @telabr

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑