Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Núcleo de Educação Especial da UNEB inaugura Sala Multimídia


Resultado de edital da Bahiagás, espaço vai beneficiar cerca de 300 pessoas com deficiência.

O Núcleo de Educação Especial (Nede), vinculado à Reitoria da UNEB, inaugurou na manhã de hoje (1º) a Sala Multimídia, no Campus I, em Salvador.

O novo equipamento, que recebeu recursos provenientes de edital da Bahiagás, empresa vinculada à Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), dispõe de 15 computadores, todos instalados com softwares de ampliação de tela e teclado, e de síntese de voz, e lousa interativa.

O Nede atende cerca de 300 pessoas com deficiência por ano. Com a Sala Multimídia, o núcleo vai criar quatro cursos na área, abertos à comunidade externa: Sistema de Escrita e Leitura Tátil (Braile), com carga de 60 horas-aula; Aparelho de Registro de Cálculos Matemáticos (Sorobã), com 60 horas-aula; Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), com 42 horas-aula; e Programa Leitor de Tela e Síntese de Voz, utilizado por pessoas com deficiência visual, com 20 horas-aula.

O diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães prontificou-se a apoiar a instalação de espaços similares nas demais universidades estaduais.

Para o reitor Lourisvaldo Valentim, essa iniciativa consolida as ações de acessibilidade que a administração universitária vem implantando nos 24 campi da instituição nos últimos anos.

Idealizadora do espaço multimídia, a vice-reitora Adriana Marmori salientou que uma universidade pública precisa ampliar suas atividades de inclusão dos diversos segmentos sociais, com prioridade para os mais necessitados e excluídos. 

A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB), egressa da UNEB, prestigiou a inauguração e adiantou que a levará outras demandas da comunidade acadêmica para a discussão na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alba), à qual integra.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑