Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Procons de todo o Brasil debatem lista de produtos essenciais

Procons de todo o Brasil debatem lista de produtos essenciais que terão troca imediata.

Celular, máquina de lavar, televisor, geladeira e fogão constam da relação preliminar levada para encontro em Belém
Em 15 dias proposta deve ser encaminhada pelo ministro da Justiça à presidente Dilma
RIO — A lista dos produtos essenciais, que deverão ser substituídos imediatamente, em caso de defeito de fabricação dentro da garantia, e os prazos que serão acordos para a troca é a pauta em debate da reunião da titular da Secretaria Nacional de |Defesa do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira, com representantes dos 26 Procons, em Belém. Celular, maáquina de lavar, televisor, geladeira e fogão constam da lista preliminar levada para o debate. O rol foi montado, justamente, a partir de demandas de consumidores aos Procons, registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Segundo a Senacon, em 15 dias, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve encaminhar o texto final da proposta para a presidenta da República, Dilma Rousseff.
Um dos pontos críticos em debate com o mercado são os prazos que terão que ser cumpridos por fabricante e varejo. A proposta do mercado, para capitais e regiões metropolitanas, é de que o período para troca do produto seja de, no máximo, dez dias, enquanto que nos municípios do interior, possa chegar a 15 dias. Essa substituição deve ser feita quando o defeito for apresentado até 90 dias após a compra prazo dado pelo Código de Defesa do Consumidor para produtos duráveis.

A proposta de criação de uma lista de produtos essenciais com garantia de troca imediata faz parte do Plano Nacional de Consumo e Cidadania, lançado no dia 15 de março, pelo Governo Federal, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon) está conduzindo as discussões sobre o Decreto de Produtos Essenciais, que regulamenta o art. 18 do Código de Defesa do Consumidor.


Fonte: O Globo - Online

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑