Durante a realização do II Fórum Nordeste de Gestão em Saúde, o assunto acreditação será tema de curso com foco em gestão de qualidade e segurança do paciente.
Ainda que o setor de saúde no Brasil apresente melhoria com relação à gestão da qualidade hospitalar, a adesão a acreditação ainda é pouco adotada pelas instituições de saúde. Nas regiões Norte e Nordeste, esse índice é ainda mais baixo. Com foco nessa necessidade de investimento em qualidade da saúde, este ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA sancionou a Resolução RDC nº36. O objetivo é instituir ações para promover a segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde em instituições públicas, privadas, filantrópicas, incluindo aquelas que exercem ações de ensino e pesquisa. Atualmente, apenas quatro hospitais de Salvador são acreditados pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, sendo dois com o nível máximo, a excelência.
A segunda edição do Fórum Nordeste de Gestão em Saúde traz em sua programação o Curso de Capacitação para Avaliadores e Gestores do Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente, ministrado pela Drª. Mara Machado, do Instituto Qualisa de Gestão - IQG. A programação terá ainda a realização da Mesa Redonda sobre Segurança do Paciente, com a presença de Dr. João Lucena Gonçalves, do Conselho Nacional de Saúde – CNS; Drª. Vera Mendes, Coordenadora do Programa de Capacitação Profissional Avançada – CPA, além de Camila Cumming Vieira, Gerente de Qualidade do Hospital Santa Izabel e Jacqueline Canuto, Gerente de Qualidade e Risco do Hospital São Rafael.
0 comentários :
Postar um comentário