Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

6ª edição da Feira do Livro


A grande participação de estudantes na 6ª edição da Feira do Livro, que está sendo realizada na Praça João Barbosa de Carvalho (Praça do Fórum). O chefe do Executivo marcou presença no evento na manhã desta sexta-feira, 13, acompanhado pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, pelo diretor do Departamento de Eventos, Naron Vasconcelos e o ex-prefeito de Cachoeira, Tato Pereira.


Em uma iniciativa inédita, a Secretaria Municipal de Educação está investindo R$ 100 mil na aquisição dos vales-livros, destinados a 3.500 estudantes e professores.  O benefício permite a troca do cupom por uma obra literária de escolha dos estudantes ou educadores. (Ordachson Gonçalves)

Cultura fervilha nos 180 anos de Feira

O espetáculo de dança de salão Samba Zuk abre, neste domingo, 15, as comemorações pelos 180 anos de emancipação política de Feira de Santana. A apresentação será a partir das 16h, na Praça de Alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas.

A programação definida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer prossegue no dia 16, próxima segunda-feira, com a exposição “Vaqueiros”, valorizando um personagem típico da região. A mostra será aberta a partir das 19h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Para quem curte a música popular brasileira (MPB), o show Jovens Divas Feirenses revela talentos da Princesa do Sertão, na terça-feira, 17, a partir das 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm). Os espetáculos são abertos ao público com acesso gratuito.

As atividades continuam no dia 18, data maior da programação alusiva ao aniversário da cidade, quando o Governo Municipal confere a medalha da Ordem do Mérito do Município de Feira de Santana a personagens que contribuem para o desenvolvimento do município. A solenidade será a partir das 20h, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

No dia 20 tem mais programação cultural para movimentar a noite em Feira de Santana. A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) se apresenta na Praça da Catedral Metropolitana, a partir das 19h. (Ronaldo Belo)

Profissionais participam de reunião da Rede Cegonha

Profissionais de saúde e gestores dos municípios que fazem parte das regiões atendidas por Feira de Santana participaram de reunião, na manhã desta sexta-feira, 13, para a organização do atendimento do Programa Rede Cegonha. O encontro foi realizado no auditório João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa visa guiar as cidades para o acompanhamento das mulheres, desde o pré-natal, até o parto, direcionando de maneira correta as ações do atendimento. As informações pertinentes ao programa foram passadas pelo sanitarista Manoel Henrique, coordenador do Fórum Rede Cegonha da Região Metropolitana de Salvador.

Um setor que necessita de bastante atenção, por conta da grande demanda de pacientes, a obstetrícia no município vai ser reforçada com a implantação do Rede Cegonha. “Com o acompanhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o número de partos de alto risco vai diminuir. Isso vai evitar que pacientes das cidades pactuadas com Feira de Santana  possam ter seu bebê na maternidade local”, ressaltou a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

“Estamos fortalecendo as ações para qualificar as pessoas e garantir o acesso das mulheres aos serviços. Consulta de qualidade, resultados dos exames no tempo oportuno e acompanhamento médico. Isso vai mudar o cenário que temos hoje, inclusive diminuindo a taxa de mortalidade de mães e recém nascidos”, informou Manoel Henrique.

A diretora do  Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, Charline Portugal destacou a importância do encontro para a cidade e todo o estado. “Agora todos os municípios podem se organizar, através do apoio da rede, para dar o devido atendimento aos pacientes”. (Filipe Oliveira)

Começa as finais das Olimpíadas Estudantis

As Olimpíadas Estudantis de Feira de Santana serão encerradas neste final de semana, 13 a 15 de setembro. As primeiras partidas da fase final foram iniciadas nesta sexta-feira, 13, nas modalidades de vôlei, futsal, handebol e futebol de campo.

A competição de futsal contou com a realização de 28 partidas. No Ginásio Municipal Joselito Amorim, 16 partidas pelas oitavas de final das categorias A e C masculino. Já no Ginásio Oyama Pinto, foram 12 partidas, da categoria B masculino pela fase intermediária.

No Ginásio da Academia Space Park foram disputadas sete partidas de vôlei nas categorias A, B e C, masculino e feminino, ainda pela fase classificatória. As semi-finais e a final será no sábado, 14, no mesmo local, das 8h às 18h.

O pontapé para as finais do futebol de campo foi dado nesta manhã. Dois jogos das semi-finais da categoria A masculino foram realizados no SESI. No mesmo local, a partir das 10h será realizada a final. As categorias B e C masculino serão disputadas na Vila Olímpica dos Amadores, a partir das 8h.

Durante a tarde foram disputadas as finais de handebol na Escola do Centro de Assistência Santo Antônio (ECASSA), das categorias A e B feminino. Amanhã será a vez da disputa do ouro nas categorias A, B e C masculino. (Filipe Oliveira)

Posse dos gestores dia 17

Os novos gestores das escolas municipais, eleitos no último dia 23 de julho, tomam posse na próxima terça-feira, 17, às 9 h. A solenidade, presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, vai ocorrer no Teatro Ângela Oliveira, no Centro de Cultura Maestro Miro.

De acordo com a secretária Jayana Ribeiro, os novos gestores assumem a função pelo período de quatro anos. Eles foram escolhidos através de eleição direta, com a participação de estudantes, pais, professores e demais servidores. Um novo pleito será realizado em 2017.(Lineia Fernandes)

Nomeados integrantes do Conselho Municipal de Educação

Os integrantes do Conselho Municipal de Educação foram nomeados apelo prefeito José  Ronaldo de Carvalho através do Decreto Nº 9.024, publicado em jornal de circulação local nesta sexta-feira, 13. A medida atende o artigo 5º da Lei Municipal 3.388, de 20 de junho de 2013.

O CME terá a seguinte composição: Jayana Bastos Miranda Ribeiro (titular) e Lênio Lins Ribeiro (suplente); representando a Secretaria Municipal de Educação: Carolina Gomes Cardoso Gonçalves (tutular), Maria Betânia da Silva Oliveira Rosa (suplente), Ana Paula de Oliveira Moraes Soto (titular) e Selma Barros Daltro de Castro (suplente).

Representando a Associação de Professores Licenciados da Bahia:  Indiacira Gomes Boaventura (titular) e Germano Barreto de Góis (suplente); representando as instituições de Ensino Superior situadas em Feira de Santana: Adriana Mascarenhas Mattos Bulos (titular) e Ana Souza Lima Moraes (suplente).

Representando a Diretoria Regional de Educação – Direc 02: Maria Perpétua Teixeira Almeida Araújo (titular) e Nívia Maria Oliveira da Silva (suplente); representando os especialistas em educação: Rosana Fernandes Falcão (titular) e Maria da Conceição Cedro Vilas Boas de Oliveira (suplente).

Representando os diretores de escolas públicas municipais: Leiva Beatriz Maria Santana Franco (titular) e Elza Araújo de Oliveira Costa (suplente), Nelcilândia Figueiredo da Silva Arouca (titular) e Karina Andrade Lopes Guanais (suplente). Representando os professores da educação pública municipal: Zélia Almeida de Oliveira (titular) e Rosemeire da Silva Oliveira (suplente).

Representando os pais de alunos da educação básica pública municipal: Josenilton Santana do Carmo (titular) e Maria Fontes Rabelo (suplente); representando os estudantes da educação básica pública municipal: Elizabete de Jesus Santos (titular) e Sandro Carlos de Souza  (suplente); representando  as escolas privadas de educação infantil: Rita de Cássia Braz Santos Silva (titular) e Viviane de Araújo Rocha Santos (suplente).

A presidência do Conselho será exercida por um conselheiro escolhido através de eleição secreta e direta de seus pares, feita a cada dois anos, e será eleito presidente o candidato que obtiver maioria simples dos votos entre os conselheiros, sendo declarado vice-presidente o segundo candidato mais votado. 

Possível intoxicação alimentar está sendo apurada

As vigilâncias Epidemiológica e Sanitária da Secretaria de Saúde e o setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação estão apurando a possível intoxicação alimentar de aproximadamente 14 crianças, alunos da Escola Municipal João Duarte Guimarães, no povoado do Limoeiro, distrito de Humildes. Elas comeram, na manhã desta sexta-feira, 13, um bolo durante uma festa de despedida de uma professora que está se aposentando. Nenhum adulto passou mal.

De acordo com a enfermeira Adenilda de Almeida Pessoa, da Policlínica de Humildes, três delas  apresentaram vômito e diarreia e 11 tiveram dores abdominais, foram hidratadas e receberam medicação para dor. "Não há nenhum caso grave, inclusive, todas as famílias estão tranquilas porque as crianças foram atendidas", observa Adenilda. Os alunos têm entre cinco e 16 anos.

Técnicos das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária estiveram no local ainda durante a manhã para apurar informações sobre uma possível intoxicação. Eles fizeram a coleta de amostra dos alimentos ingeridos pelas crianças e adultos  e também de material para realização do exame de colprocultura. A análise pode indicar se houve intoxicação alimentar e o tipo de agente causador.

"Estas amostras são encaminhadas ainda hoje para o Lacen, Laboratório Central de Saúde Pública, e devemos ter acesso ao resultado em aproximadamente dez dias", acrescenta a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

A situação também foi acompanhada pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, que afirma que "todas as providências necessárias foram adotadas no sentido de oferecer o atendimento mais adequado às crianças. O setor de Alimentação Escolar está acompanhando de perto a situação,  a fim de descobrirmos o que aconteceu", avalia Jayana. A Secretaria de Educação  já apurou que o bolo e outros alimentos como brigadeiro e salgados foram levados à escola por algumas mães.(Lineia Fernandes)

Semana Nacional de Trânsito

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza, entre os dias 18 e 20 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito, com o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas”. Blitzen educativas, palestras e simulados estão na programação do evento.

No primeiro dia, 18, haverá abertura oficial as 10h no Espaço Marcos Moraes com a presença de prepostos da SMTT e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), além da apresentação da banda da Polícia Militar (PM). Blitzen educativas com equipes caracterizadas orientando e realizando a distribuição de material informativo serão realizadas em pontos da cidade nos dias 18 e 19.

Uma palestra educativa sobre o tema da Semana será ministrada, na quinta-feira, 19, pelo sargento Alfredo Morais Neto, psicólogo da PM, no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte SEST/SENAT, às 18h30. Os motoristas infratores que forem identificados nas blitzen educativas serão convidados para assistirem a palestra.

Ainda no dia 19, um simulado de acidentes provocados pelo uso de drogas licitas ou ilícitas aliadas à condução de veículos, será realizado no cruzamento da avenida Presidente Dutra com a rua Frei Aureliano, às 15h. Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros farão a simulação.

No stand, montado no Espaço Marcos Moraes, haverá palestras sobre o Trânsito Cidadão, banners expositivos e distribuição de material informativo sobre o tema da campanha. O encerramento ocorrerá no dia 20, às 11h30 com a presença do secretário da SMTT, Ebenézer Tuy, o superintendente da SMT, Francisco Junior e o coordenador da 3º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Silvio Dias.

Participam da Semana o SAMU, SEST/SENAT, Serviço Social do Comércio (SESC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), 3º Ciretran, PM e Corpo de Bombeiros. (Filipe Oliveira) 

Formação para professores que atuam em EJA

Proporcionar um momento de troca de conhecimento, discutindo o processo de ensino e aprendizagem da educação de jovens e adultos (EJA) na rede municipal de Feira de Santana. Este é o objetivo do I Encontro da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que será realizado neste sábado, 14, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Saúde.

Os professores atuam com jovens e adultos que geralmente não puderam  concluir a escolarização básica na faixa etária convencional. A programação do encontro vai ser marcada pela apresentação do cantor Gilson Reis e a palestra da professora Maria Perpétua Teixeira Araújo,  que vai falar sobre “A importância da Educação de Jovens e Adultos na contemporaneidade” .(Lineia Fernandes)
Membros do GGIM se reúnem na quinta

Membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) se reúnem na próxima quinta-feira, 19, para discutir as ações dos órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social que atuam na prevenção à violência em Feira de Santana, bem como aprovar o regimento interno do GGIM.   

Neste sentido, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, coordenador geral do Gabinete de Gestão Integrada, convoca todos os membros e representantes das instituições federais e estaduais agregadas para participarem da reunião, no auditório da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, às 9h - primeira convocação – e às 9h30, em segunda convocação. 

Processo Seletivo Simplificado

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou nesta sexta-feira, 13, no jornal “Folha do Estado”, edital sobre as inscrições para a Seleção Pública Simplificada destinada a contratação temporária de equipe técnica para atuação no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo Trabalho (Acessuas/Trabalho), no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Programa Acessuas). 

As inscrições podem ser feitas a partir desta sexta-feira, 13, até o dia 20 de setembro, no site da Prefeitura de Feira de Santana. O processo será dividido em três etapas: Análise de curricular, prova escrita e entrevista. A carga horária é 40 (quarenta) horas semanais.

Para contratação imediata, serão disponibilizadas 11(onze) vagas, e para cadastro reserva, serão disponibilizadas outras 22 (vinte e duas) vagas. Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) serão reservadas às pessoas com deficiência.

Poderão candidatar-se aos cargos todos os cidadãos que preencham os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado; estar em dia com as obrigações militares, ser do sexo masculino.

Ainda, estar em dia com as obrigações eleitorais; estar em pleno gozo dos direitos civis e políticos; ter a idade mínima de 18 anos; possuir escolaridade mínima compatível com o cargo, de acordo com exigência do edital; gozar de boa saúde física e mental para o exercício do cargo, além conhecer e estar de acordo com as exigências do edital.

Confira o edital clicando no site www.feiradesantana.ba.gov.br

Inscrições para Teatro Vai aos Bairros

O projeto cultural “O Teatro Vai aos Bairros” abre as inscrições para a captação de shows de grupos profissionais ou amadores, no período de 16 a 30 de setembro. Este ano serão contemplados 15 espetáculos, dentre infantis e adultos, a serem apresentados em comunidades mais carentes.

Em sua 11ª edição, o Teatro Vai aos Bairros terá as apresentações realizadas durante os meses de outubro a dezembro. “Este ano estamos focando a apresentação dos espetáculos dentro das escolas municipais ou próximas delas, visando a integração entre a Educação e a Cultura”, ressaltou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista.

Cada projeto selecionado receberá o valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), para grupos profissionais e R$ 2.000,00 (dois mil reais) para grupos semi-profissionais. 

As inscrições poderão ser feitas no Centro de Cultura Maestro Miro, situado na rua Itacarambi, s/nº, Muchila I, no Departamento de Atividades Culturais; e na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, na rua Domingos Barbosa de Araujo, 1071, Kalilândia,das 09h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ainda podem ser feitas pela internet - os matérias e documentos devem ser entregues nos endereços acima.

Para participar dos espetáculos, os interessados terão os projetos avaliados pelo Governo Municipal observando a qualidade e mérito artístico e cultural do espetáculo, clareza e qualidade das propostas, interesse cultural, compatibilidade de recursos e pessoas envolvidas no espetáculo.

Mais informações no site www.feiradesantana.ba.gov.br

Ponto facultativo no aniversário da cidade

As repartições públicas municipais, exceto as sujeitas a regime de plantão e que prestam serviços essências à população, não funcionarão na próxima quarta-feira, 18. 

O ponto facultativo foi decretado em função do aniversário de 180 anos de emancipação de Feira de Santana. O decreto foi publicado em jornal de circulação local nesta sexta-feira, 13.

Programa vai gerar mais de 1.400 empregos

O Governo Municipal vai aderir ao Programa de Inclusão Produtiva visando apoiar com capacitação e equipamentos os empreendimentos da agricultura familiar e da economia solidária. A iniciativa está sendo articulada através de convênio com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), do Ministério do Trabalho e Emprego, e deverá resultar na geração de 1.441 empregos direitos.

As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural e a de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Resultarão na geração de emprego e renda através da instalação de pequenas agroindústrias, empresas de artesanatos e fábricas urbanas.

O projeto, conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, prevê o apoio a 30 grupos rurais e urbanos, com previsão de envolver as mais de 1.400 pessoas.

O Programa de Inclusão Produtiva oferece a oportunidade de geração de emprego e renda tanto para o homem do campo quanto em bairros periféricos, tanto através de treinamento quanto na concessão de equipamentos para estruturação de empreendimentos que atendam às necessidades das comunidades. (Ronaldo Belo)

Olhe a data de validade, orienta Procon

Antes de se dirigir ao caixa para pagar pelo produto que deseja levar para casa, o consumidor deve observar atentamente a sua validade. É grande a possibilidade de a data de validade estar expirada ou próxima disso. É uma situação constatada em estabelecimentos de todos os portes – de hipermercados a bodegas, de acordo com o Procon.

“Não é apenas pegar e levar os produtos, antes a pessoa deve observar se ele ainda está dentro do prazo de validade”, diz a superintendente do Procon, Suzana Mendes. O estabelecimento pode ser multado em R$ 10 mil ou ser advertido. O problema é constatado em grandes redes de supermercado da cidade. As datas devem ficar em lugar visível.

Além de estar atento ao prazo de validade, o consumidor deve observar as condições de armazenamento e eventuais adulterações – latas amassadas, por exemplo. A situação agradável das compras pode se tornar uma dor de cabeça para o consumidor que leva para casa produtos com prazo de validade vencido. Principalmente alimentos, cujo consumo está associado intoxicações.

De acordo com a legislação, caso tenha comprado um produto com validade vencida, consumidor deve exigir a troca do produto por outro dentro do prazo ideal para o consumo ou a devolução do dinheiro. A superintendente informa que não apenas os clientes devem ficar de olho nas datas, mas os supermercados devem prestar mais atenção ainda. “É um procedimento que evita problemas para os consumidores e o pagamento de multas”. (Batista Cruz)

Ação alerta contra sarampo

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, vai realizar a partir do dia 25 uma ação contra o sarampo, com foco nos caminhoneiros, pessoal que trabalha com turismo e empregados no setor hoteleiro – estes últimos mantém contato com pessoas vindas de várias partes do país. Feira de Santana não registra caso da doença desde 2000.

Dono de um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, o município é rota de uma grande quantidade de motoristas de todo o país. As ações serão desenvolvidas em  pontos estratégicos nas estradas. Além de um posto fixo na sede da secretaria, prepostos realizarão blitz em ponto de apoio de ônibus interestaduais, postos de gasolina e na Polícia Rodoviária Federal.

Caminhoneiros, taxistas, motociclistas, profissionais do turismo e da rede hoteleira receberão também orientações sobre DSTs, saúde no trânsito e o combate à dengue. A realização da Copa das Confederações – em junho – e a organização de outros eventos que recebem grande público são as principais preocupações nesta iniciativa.

“Mesmo com a extinção do vírus no município estamos atentos a doença. O fluxo de pessoas que chegam à nossa cidade é grande e a campanha visa imunizar e alertar a todos sobre os sintomas da doença, que ainda tem uma dificuldade de ser diagnosticada”, afirmou a coordenadora da VIEP, Amarry Morbeck.

Os sintomas característicos do sarampo são manchas avermelhadas na pele e manchas brancas na boca, além de febre alta, mal estar, tosse com catarro, conjuntivite, coceira nas feridas, falta de apetite e nariz escorrendo. Uma nota técnica será enviada para as 116 unidades de saúde da rede municipal para que possíveis casos sejam notificados e encaminhados à VIEP. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑