Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Banda Sinfônica da UFBA comemora seus 33 anos no TCA

A regência será do maestro alemão radicado na Bahia Horst Schwebell


Os 33 anos da Banda Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão comemorados com um concerto especial sob a regência do seu criador, o maestro Horst Schwebell, no próximo dia 26 de setembro, quinta-feira, na Sala Principal TCA, às 20h. A apresentação, que reúne fundadores, antigos e atuais membros da Sinfônica, contará com a participação de músicos do naipe de sopros da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). O programa que destaca peças de grandes compositores europeus e dos Estados Unidos, do século XVIII à música contemporânea do século XX: Gordon Jacob (1895-1984), William Byrd Suíte; Antonin Reicha (1770-1836), Sinfonia comemorativa; Amilcare Ponchinelli (1834-1886), Sinfonia em Si bemol menor; Allan Lloyd Webber (1948), O Fantasma da Ópera; além de Alfred Reed (1921-2005), Danças Armênias. A entrada é gratuita.

“A Banda Sinfônica da UFBA tem sido um grande celeiro para músicos profissionais e amadores”, afirma Lucas Robatto, 1º flautista da OSBA e professor de flauta da UFBA que, aos 14 anos de idade, participou da criação da Banda, em 1980, já sob a direção do maestro e professor Horst Schwebell. Ele explica que a presença dos músicos da OSBA neste concerto se deve ao simples fato de que a maioria dos instrumentistas de sopro e percussão da OSBA, em algum momento de sua formação musical, atuou nesta banda. “É uma homenagem por gratidão. Esta homenagem poderia também ser feita em diversos outros grupamentos musicais onde instrumentistas de sopro ou percussão atuam – da Banda da Polícia Militar até a Rumpilezz; de grupos de Choro até bandas de Pagode; de Filarmônicas da capital e interior até Orquestras Sinfônicas no Brasil e exterior – em todos estes grupos é muito provável se encontrar algum integrante ou ex-integrante da Banda Sinfônica”, complementa Robatto.

HORST SCHWEBEL (maestro) - Nasceu na Alemanha e realizou seus estudos musicais na  Escola Superior de Música  de Karlsruhe. Antes de chegar ao Brasil, exerceu suas primeiras atividades profissionais nas Orquestras de Bad Hersfeld e na Sinfônica de Hamburgo. Em 1958 foi contratado através de concurso para fazer parte do corpo docente dos então “Seminários Livres de Música” como professor de trompete e 1º trompete  da Orquestra  Sinfônica da UFBA. Desenvolveu intensa atividade no campo dos instrumentos de sopro, tendo criado o primeiro conjunto de metais do Brasil. Em 1980  criou a Banda Sinfônica da UFBA que desde então tem funcionado ininterruptamente. Ocupou várias funções administrativas na Escola de Música da UFBA da qual foi Diretor de 2005 a 2009, quando, então, aposentou-se após 50 anos de trabalho. Atualmente, a convite do Departamento de Música Aplicada, continua regendo a Banda Sinfônica e o Canto Coral.
SERVIÇO:
O quê:      Banda Sinfônica da UFBA – Concerto Comemorativo de 33 Anos
                   Regência: Maestro Horst Schwebell
Local:       Sala Principal do TCA (Campo Grande, s nº/ 3117-4899).
Data:        26 de setembro (quinta-feira)
Horário:  20 horas
Entrada Gratuita

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑