Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 22 de setembro de 2013

Bicicletas invadem Dia Mundial sem Carro na capital baiana

O Dia Mundial sem Carro, comemorado em diversas cidades do mundo neste domingo (22), acontece de uma forma especial na capital baiana. Esta será a primeira vez que o uso das bicicletas será incentivado oficialmente, através do Movimento Salvador Vai de Bike. O lançamento do projeto - fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Salvador, a empresa Serttel e o Banco Itaú - será feito através de coletiva a ser realizada neste sábado (21), a partir das 8h30, no Cine Glauber Rocha, na Praça Castro Alves. Na ocasião, o prefeito ACM Neto vai apresentar uma das estações de compartilhamento de bicicletas e o primeiro circuito de ciclofaixas (Campo Grande – Centro Histórico), que já começará a funcionar das 9h às 16h do domingo (22), marcando também o início da Primavera.

O objetivo do projeto é incentivar o uso de bicicletas na cidade, buscando impactar positivamente a mobilidade urbana, bem como difundir uma cultura de sustentabilidade entre os soteropolitanos, através do estímulo à utilização de transportes alternativos não poluentes e à consequente redução da emissão de gases nocivos à saúde. A escolha pelo lançamento no Dia Mundial sem Carro não poderia ser melhor, já que a história da data começou na França, em 22 de setembro de 1997.

A ideia foi tão bem aceita que, em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”. Com o aumento da adesão de cidades – no primeiro ano foram 760 e, no ano seguinte, 1.683 cidades participantes, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

No Brasil, a iniciativa começou em 2001 e envolveu 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT); Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); e São Luís (MA). Salvador aderiu à data em 2004 e, na ocasião, a Prefeitura fechou as ruas do Pelourinho para que as pessoas pudessem circular livremente, sem disputar o espaço com os carros. Daí, então, outros eventos foram realizados anualmente para despertar a consciência da população para a necessidade de utilizar menos o carro, o que contribui para a fluidez do tráfego e para a melhoria do meio ambiente, com a diminuição da emissão de gases poluentes.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑