No mês em que comemora 255 anos, Camaçari foi presenteada com um Conservatório de Música Sinfônica. Instalado no segundo andar do prédio de educação da Cidade do Saber (CDS), o equipamento foi inaugurado nesta segunda-feira (16/09), em uma cerimônia repleta de emoção, que encantou autoridades, educadores, e principalmente os educandos do projeto de Iniciação Musical da Seduc (Secretaria de Educação).
Diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira destacou que, com o Conservatório, “o município dá, novamente, um passo à frente no que se refere ao fomento da cultura e da educação”. A opinião é reforçada pelo diretor de música da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado da Bahia), Cássio Nobre, que compareceu à inauguração. “Posso dizer que Camaçari é realmente um destaque no cenário baiano, um exemplo a ser seguido”.
Viabilizado pela Seduc, o Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari vai oportunizar aos educandos atendidos pelo projeto de Iniciação Musical – gerido pela CDS – um aprofundamento nos estudos da música orquestral. Cada aluno frequentará o espaço três vezes por semana, onde as aulas de instrumentos serão tutoriais. A grade prevê, ainda, o ensino de prática de conjunto, que será realizado nos auditórios da CDS, com ensaios coletivos, prática de cameratas, desenvolvimento de repertório, entre outras atividades que serão comandadas por um maestro.
O secretário de Educação, Valter Lima, se mostrou feliz com a iniciativa e revelou que a secretaria pretende investir ainda mais no ensino da música, realizando revestimento acústico em alguns auditórios de unidades escolares e ampliando o número de escolas atendidas pelo projeto.
Desafio – Visivelmente emocionado, o prefeito Ademar Delgado lançou um desafio aos educandos: formar, em três anos, uma orquestra genuinamente camaçariense. “Fiquei encantado com o que vi e ouvi. Nossos alunos têm uma qualidade incrível. Tenho certeza que vão abraçar essa oportunidade e ajudar a transformar Camaçari na cidade do polo musical”.
Se depender da empolgação dos educandos, o prefeito pode ficar despreocupado. “Eu adorei o Conservatório e não vejo a hora de estudar aqui. Quero, e muito, tocar em uma orquestra”, disse, entusiasmada, a pequena Joice Sabrina, de 12 anos, estudante do Centro de Educação Municipal de Camaçari (CEMC).
A partir de novembro, os educandos vão sair do ambiente escolar para tocar na Praça da Simpatia, em frente à Cidade do Saber. As apresentações, que estão previstas para acontecer no último sábado de cada mês, além de oportunizar aos educandos a familiaridade com o público, vão, também, permitir que os moradores do município acompanhem, de perto, a evolução dos futuros membros da orquestra de Camaçari.
0 comentários :
Postar um comentário