Grupo de vaqueiros viaja a Brasíia para acompanhar votação no Senado sobre a regulamentação da profissão
Um grupo de 40 vaqueiros, articulados pelo antropólogo Washington Queiroz, embarcou em um ônibus para Brasília, neste domingo (22), às 15h, para acompanhar, na próxima terça, a votação no Senado sobre o reconhecimento e regulamentação da profissão de vaqueiro no Brasil.
Vindos de vários municípios da Bahia, os vaqueiros sairão do Centro Histórico de Salvador, ponto de encontro do grupo, vestidos a caráter, em ônibus fretado, e deverão desembarcar na capital federal na segunda-feira, dia 23.
Segundo o professor Washington Queiroz, autor da pesquisa Histórias de Vaqueiros - Vivências e Mitologia e de quatro livros sobre a história dos vaqueiros baianos, a regulamentação da profissão terá validade nacional, abrangendo desde o Nordeste, até aqueles que atuam na Ilha de Marajó, no Pantanal, nos Pampas Gaúchos e em qualquer outra região do país onde exista trabalho com gado.
Além da comitiva baiana, deverão acompanhar a votação grupos de Alagoas, Pernambuco e Piauí, totalizando cerca de 200 vaqueiros, todos encourados, ou seja, usando os trajes típicos do trabalho. "Trata-se do único traje de trabalho do Brasil colônia ainda em uso", revela Washington Queiroz.
Fonte: A Tarde

0 comentários :
Postar um comentário