A expectativa é grande para mais um desfile do 7 de Setembro no bairro Gleba E, sede do Município. Moradores e estudantes das escolas que vão participar do desfile estão contando os dias para o ato cívico que será comemorado no sábado (07/09). O tema central deste ano é “Construindo saberes, promovendo oportunidades: a diversidade do saber e o saber da diversidade”. O desfile acontece a partir das 8h, na rua das Flores.
Os preparativos na escola Municipal Anísio Teixeira estão a todo vapor. Este ano a unidade de ensino será representada por 30 alunos da oficina de percussão do programa Mais Educação. Pela primeira vez participando do ato, o estudante Jhonata Henrique Silva, de 12 anos, contou que está ansioso pelo momento. “É uma emoção poder tocar neste desfile, principalmente por que toda minha família estará lá”, contou o estudante.
A diretora do Anísio Teixeira, Alba Beatriz Alencar, ressaltou que é sempre uma honra fazer parte do desfile, uma vez que, a escola foi uma das precursoras do ato cívico. Na opinião da coordenadora do Programa Mais Educação, a participação dos estudantes é uma oportunidade das crianças mostrarem o que aprendem no dia-a-dia na escola.
Os preparativos para o desfile dos estudantes do Cesma (Centro Educacional Sistema Master) também estão bastante acelerados. Este ano, 200 alunos da instituição vão participar do ato cívico que contará com 10 alas, além da apresentação da Fanjuc (Fanfarra Juvenil de Camaçari) e Fanjuc Mirim.
A estudante do Cesma, Karine Herculano, de 14 anos, vai participar pela segunda vez do desfile e contou que esta ansiosa para o grande dia, “principalmente porque vou ser a abre alas e segurar o estandarte da escola”. Para a diretora da instituição, Ednalva Oliveira, é sempre uma honra ser convidada pela Prefeitura para participar do desfile. “A minha escola foi uma das fundadoras do desfile e, para mim, é um orgulho relembrar essa data tão importante para o país”.
Os moradores do bairro também estão na expectativa para prestigiar mais uma vez o desfile que marca a independência do Brasil. É o caso do comerciante Reinaldo Oliveira que diz encontrar no ato cívico uma oportunidade de aumentar a renda. A dona de casa Sheila Lemos e a filha, a estudante Ariadene Lemos, também disseram que não vão perder o desfile. “Além de ser um ato importante, o desfile é muito bem produzido e organizado”, ressaltou Sheila Lemos.
Ainda no dia 7 de Setembro acontece o desfile cívico na localidade de Parafuso. O ato começa às 14h e o percurso vai da rua Floriano Peixoto até a praça da localidade. Os dois desfiles foram iniciados pela comunidade em parceria com as associações de bairros e escolas e se tornou tradição ao ganhar ampla participação popular com o passar dos anos, em função disso, a Prefeitura decidiu incluir os desfiles no calendário cívico da cidade.
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário