Projeto ‘Brasil, Pés na Oca e na Senzala’ resgata cultura afro-indígena em escola de ensino fundamental
Programação, que acontece entre 16 e 24 de setembro, é destinada a crianças de 7 a 10 anos da Escola Tempo de Criança
Um passeio pela cultura afro-indígena invadirá o imaginário dos alunos da Escola Tempo de Criança, no Itaigara, durante o projeto "Brasil, Pés na Oca e na Senzala”, que será realizado entre os dias 16 e 24 de setembro. Destinada a crianças de 7 a 10 anos de idade, a atividade tem como objetivo resgatar e valorizar a história do folclore brasileiro.
A programação abordará, de diferentes ângulos, tópicos ligados aos costumes indígenas e à influência do negro na cultura da Bahia. No dia 16 (segunda-feira), serão apresentados os temas "As Belezas da África" e "A política de cotas". No dia 18, a abordagem será sobre os movimentos negros de resistência à escravidão.
Já na tarde dos dias 19 (quinta), 23 (segunda) e 24 (terça), as atividades ficarão por conta dos mitos e lendas da floresta, a exemplo do saci-pererê, um dos mais populares personagens do folclore brasileiro. Na ocasião, também haverá contação de histórias e cantigas de roda. Com base na leitura das lendas, o professor poderá mostrar aos alunos diferentes e encantadoras visões de mundo, pontos de vista que revelam a identidade cultural de quem mantém viva a tradição dos povos. A lenda da mandioca, do cantor das matas (uirapuru), dos diamantes, do surgimento do mundo e do tambor africano são bons exemplos de narrativas que serão apresentadas pelas crianças.
Para a pedagoga Sônia Alban, coordenadora do Ensino Fundamental da Tempo de Criança, trabalhar esse tipo de temática desde cedo contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
“As crianças de hoje serão a sociedade de amanhã. É preciso conhecer nossas origens, nossos erros e acertos durante a nossa história para escolher os melhores caminhos rumo a um país mais desenvolvido e humanitário”, destaca.
0 comentários :
Postar um comentário