A tarde desta quarta-feira (16/10) foi de muita música para os estudantes de dez escolas da rede municipal de ensino. As apresentações do V Festival de Música Estudantil de Camaçari – Femec, que este ano teve como tema O Som das Águas, lotaram o teatro Cidade do Saber. Os estudantes puderam mostrar os talentos a partir de canções autorais ligadas ao tema central do Festival.
A estudante Vitória Nascimento, de 17 anos, da Escola Municipal Cosme de Farias, compôs a canção Sem Barreiras, na qual sugere de que forma a água deve ser preservada. Ela lembrou ainda que o Festival serviu como incentivo, pois “jamais poderia imaginar que iria compor uma música e cantá-la para uma plateia tão grande”, disse.
O incentivo musical também serviu para Bruno Gomes e Davi Lima, ambos de 15 anos e estudantes da Escola Municipal Denise Tavares. Eles escreveram o reggae Água é Tudo e a canção fez os alunos da plateia vibrar. “É uma experiência sensacional, eu já toco na banda da escola, e essa foi uma oportunidade de mostrar o meu talento a outras pessoas”, contou Bruno.
O conteúdo sobre a preservação da água foi tratado pedagogicamente pelos professores com os estudantes em sala de aula e os alunos interessados em participar do Festival compuseram as canções. Cada escola elegeu um representante para se apresentar no dia do Festival.
A presença do Femec no calendário escolar da Seduc (Secretaria da Educação) foi considerada pelo secretário da Educação, Luiz Valter de Lima, como uma oportunidade para que os estudantes mostrem os talentos musicais e colaborem para aprimorar quesitos como presença de palco, interação com o público e contato com o mundo musical.
Na opinião do professor de Geografia da Escola Edvaldo Machado Boaventura, Gabriel Gomes, o Festival é muito importante para o aprendizado dos estudantes, pois colabora com a cidadania e para que, de forma lúdica, os alunos adquiram mais conhecimento sobre o meio ambiente, a preservação da água e do planeta.
A diretora da Escola Municipal Anísio Teixeira, Alba Beatriz Alencar, também ressaltou a importância do festival para o aprendizado dos alunos. “É uma forma de melhorar as habilidades musicais deles, ou até mesmo aflorar”, disse ao lembrar que a atividade também faz com que os estudantes estejam mais integrados.
Os estudantes que assistiram as apresentações e foram prestigiar e torcer pelos amigos também disseram aprender muito com o festival. “Além da gente se divertir, aprendemos com as músicas”, destacou a aluna da Escola Municipal Eustáquio Alves Santana, Amanda Luana Santos.
Os secretários da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, e do Esporte e Lazer, Marco Antonio, também prestigiaram as apresentações do Femec.
FEMEC
A abertura do Femec ficou por conta da apresentação dos estudantes de Iniciação Musical da Escola Municipal Marques de Abrantes, que com instrumentos sinfônicos tocaram a canção Planeta Água do cantor e compositor Guilherme Arantes.
Este ano a organização do Festival lançou uma novidade, a partir desta edição do evento, um artista local será homenageado pela contribuição cultural que deu ao Município. O homenageado foi o cantor, compositor e repentista, Bule-Bule, que incentivou os estudantes a continuarem acreditando no sonho e trabalhando na carreira musical.
O Femec tem como objetivo revelar novos talentos e estimular a criatividade e o desenvolvimento dos potenciais dos alunos. O evento foi voltado para estudantes dos anos finais do ensino fundamental e que apresentam frequência regular.
As 10 escolas que participam do Femec foram o Centro Educacional Maria Quitéria e as escolas municipais Cosme de Farias, Cleuza Maria de Carvalho Moreira, Anísio Teixeira, Professora Laurita de Souza Ribeiro e Edvaldo Boaventura, situadas na sede, além do Centro Educacional Eustáquio Alves de Santana, de Parafuso, e das escolas Thomaz Camilo, em Areias, Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes, e Barra do Pojuca, em Barra do Pojuca, na orla do Município.
0 comentários :
Postar um comentário