Teatro Cidade do Saber recebe “Cabaça”, uma homenagem a Walter Smetak
Celebrando neste ano de 2013 os 100 anos de vida-obra do músico suiço Walter Smetak, que trabalhou com cabaças para a criação de instrumentos, o Grupo de Dança Contemporânea da Ufba apresenta no dia 18 de outubro, às 19h, no Teatro Cidade do Saber, o espetáculo “Cabaça”.
A montagem foi criada em torno do objeto, trazendo-o não só como instrumento, mas também como força do seu significado e utilização, que entrelaça grupos sociais de várias culturas, crenças e ideias filosóficas. Utilizada no berimbau brasileiro, para diversos grupos culturais, a cabaça é considerada um elemento dotado de poder especial e constitui um objeto abundante de significados ritualísticos. Tanto nos cultos afro-brasileiros, como entre tribos indígenas, as cabaças chacoalham sons que afastam espíritos e influências negativas, quando balançados por determinados agentes rituais, conhecedores das palavras e cânticos apropriados.
Com direção coreográfica e dramatúrgica de Gilsamara Moura e Carmen Paternostro, a criação de “Cabaça” teve início com a filmagem de uma produção audiovisual, encenada por três dançarinas grávidas, fazendo uma analogia à cabaça que na cultura africana representa fertilidade.
Integrando o projeto “Teatro de Portas Abertas”, o espetáculo tem entrada gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do TCS a partir do dia 14/10, das 14h às 17h, e no dia 18, das 14h até 15 minutos antes da apresentação. A classificação é livre.
0 comentários :
Postar um comentário