Com mais de 30 mil assinaturas já coletadas, a Bahia está lidera campanha pela regulamentação da profissão de teleoperador.
Iniciada no mês de Outubro a Campanha Teleoperador: Agora Somos Nós! vem percorrendo as empresas do setor de telecomunicações e locais de grande circulação coletando assinaturas para regulamentar uma das profissões que mais emprega no Brasil. A meta é recolher 500 mil assinaturas, em todo país, até o final de novembro.
Segundo Roque Azevedo, diretor de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia (Sinttel Bahia), “o objetivo dessa campanha é desengavetar Projeto de Lei 2673/07 que regulamenta a profissão de Teleoperador no Brasil, estabelecendo regras claras e objetivas para a atividade. O projeto encontra-se parado, desde maio de 2012, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do Congresso Nacional e dentre os principais pontos assegura uma jornada de seis horas diárias, pausas de 10 minutos a cada 50 trabalhados e remuneração não inferior ao salário mínimo nacional”.
Porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho – O setor de Call Center é um dos que mais cresce no País, com mais de um milhão e meio de trabalhadores em todo Brasil, sendo que cinquenta mil destes postos de trabalho estão localizados na Bahia.
Joselito Ferreira, presidente do Sinttel Bahia, comenta que “é inadmissível que a profissão que é a porta de entrada jovem no mercado de trabalho ainda não seja regulamentada. Isso leva a uma precarização da atividade, refletida nos baixos salários e nos altos índices de doenças ocupacionais no setor. E não custa lembrar que recentemente, sem desmerecer nenhuma atividade, a presidente Dilma regulamentou as profissões de vaqueiro e arbitro de futebol”.
0 comentários :
Postar um comentário