A sétima edição da Cidade em Cena já tem data definida – acontece de 2 a 19 de dezembro – e, pela primeira vez, as atividades transcendem o espaço físico da Cidade do Saber (CDS). A programação prevê intervenções artísticas em praças públicas, embora a maioria dos espetáculos e atrações continue concentrada no foyer e no Teatro Cidade do Saber. O evento tem como matéria prima o conhecimento adquirido pelos educandos de arte e cultura da Instituição durante o ano de 2013.
O espetáculo Auto de Nossa Senhora da Luz, encenado pelos alunos da Oficina de Teatro de Rua, abre a mostra Cidade em Cena com apresentação às 15 horas do dia 2/10, no Foyer do Teatro Cidade do Saber. No dia seguinte, no mesmo horário e local, a peça é reencenada.
No dia 4/12, às 18 horas, ocorre o lançamento da exposição de artes visuais. A noite será exclusiva para a apreciação das obras confeccionadas pelos alunos. Os trabalhos permanecem expostos no foyer até o dia 15.
No dia 5, às 15 horas, ocorre a terceira sessão da peça Auto de Nossa Senhora da Luz. O espetáculo começa no foyer do Teatro, mas o elenco segue numa caravana artística para a Praça da Simpatia, onde ocorre o desfecho. Às 18 horas, os educandos de música usam instrumentos e vozes para apresentar, no Teatro Cidade do Saber, o show Sons da Cidade, com canções em homenagem aos ritmos nordestinos.
Na manhã seguinte, às 10 horas, acontece a quarta sessão da peça Auto de Nossa Senhora da Luz, com abertura no foyer antes dos personagens alegóricos partirem para um espaço público, desta vez a Praça Desembargador Montenegro. À noite, às 20 horas, as atenções retornam para o palco do Teatro Cidade do Saber, onde os aprendizes de dança moderna vão apresentar o espetáculo Construção, com movimentos e expressões inspirados no cotidiano da classe operária. A classificação indicativa é de 12 anos.
O dia 7/12 será dedicado às performances do balé clássico. Ao longo do dia – às 10, 14 e 17 horas –, três grupos de dançarinos em formação irão executar o brilhante e glamoroso espetáculo A Magia das Pedras Preciosas, coreografia que pega emprestada a beleza de jóias como o rubi e o diamante.
A última sessão do teatro de rua acontece às 15 horas do dia 08, com abertura no foyer e encerramento na Praça Abrantes. Já a noite é dos educandos de dança de salão, que, a partir das 20 horas, apresentam espetáculo Viagem ao Mundo Encantado, que utiliza trilha sonora e passos de dança presentes em famosas animações da Disney.
No dia 9, às 20 horas, o público vai ter a chance de rever a performance dos educandos de Dança Moderna, com a reapresentação do espetáculo Construção, no palco do Teatro Cidade do Saber.
Já no dia 10, o Teatro Cidade do Saber abre as portas para a Buffo Companhia de Teatro, formada por ex-educandos do Núcleo de Artes Cênicas (NAC) da CDS. Os convidados encenarão a peça Casmurro, às 20 horas. O espetáculo é indicado para maiores de 12 anos.
Nos dias 11 e 12, os educandos de artes cênicas apresentam a peça A Velha do 1° Andar, às 20 horas. Nos dias 13 e 14, no mesmo horário, outros educandos de teatro apresentam a peça Sociedade Alternativa, cujo texto foi construído com a contribuição direta da turma e tem inspiração na onda de protestos que marcou o ano de 2013. Para ambas, a classificação é de 12 anos.
A apresentação infanto-juvenil “Pluft, O Fantasminha” é a última peça teatral da sétima edição da Cidade em Cena. Será encenada, no Teatro Cidade do Saber, às 17 horas do dia 15 e às 10 horas dos dias 18 e 19. No dia 16, os alunos de música apresentam o espetáculo Afrocidade.
Ingresso – As apresentações são abertas ao público, que podem adquirir os ingressos na bilheteria do Teatro Cidade do Saber, gratuitamente, duas horas antes de cada espetáculo. Esta edição da Cidade em Cena tem o patrocínio da Funarte e do Ministério da Cultura, por meio do Edital de Encontros, Seminários, Mostras, Feiras e Festivais.

0 comentários :
Postar um comentário