Como parte das atividades do movimento internacional 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), em Jequié, realiza, a partir da próxima segunda-feira (25), a campanha do Laço Branco, que já acontece em 55 países. A Organização das Nações Unidas (ONU) considera essa campanha a maior iniciativa mundial destinada ao envolvimento de homens no combate à violência de gênero.
Segundo a titular da DEAM/Jequié, Alessandra Pimentel, a principal atividade da Campanha do Laço Branco será o policiamento comunitário social de cunho educativo, com rondas nos bairros de maior índice de violência contra a mulher, bem como a distribuição de panfletos e diálogo com a comunidade nas residências e nas associações de moradores das localidades visitadas. A atividade acontece nos dias 25, 28 e 29 de novembro e nos dias 2, 5, 6 e 10 de dezembro.
Emissoras de rádio e blogs locais farão a divulgação da campanha, que incluirá palestras educativas em escolas, postos de saúde e empresas privadas. A DEAM/Jequié terá como parceiros na campanha do Laço Branco a 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), a Policia Militar, a Guarda Municipal, o Ministério Publico Estadual, além do Centro Regional de Referência da Mulher (CRRM), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referencia de Direitos Humanos (CRDH), entre outras entidades.
Simbolismo
A Campanha Laço Branco acontece mundialmente desde 1989, quando cidadãos canadenses, consternados com o assassinato de 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal, no dia seis de dezembro daquele ano, distribuíram cerca de 100 mil laços brancos entre os homens do país. O autor do crime, um rapaz de 25 anos, suicidou-se. Eles elegeram o laço branco como símbolo dessa luta e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

0 comentários :
Postar um comentário