A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lançou nesta semana a "Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue 2013- Dias que valem por uma vida".
A campanha termina no final do mês de novembro.
De acordo com a Hemoba, apenas 1,5% da população brasileira é doadora de sangue. A meta é aumentar este índice para 3%.
Para isso, na próxima segunda-feira (25) todos os Hemocentros do país irão comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário. A data marca a importância e incentiva a doação de sangue.
As doações podem ser feitas nas quatro unidades da Hemoba em Salvador: Ladeira do HGE, Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce), Hospital do Subúrbio e Hemóvel, além das outras 19 unidades no interior do Estado.
A fundação chegou a alertar que estava sem estoque, pois estão recebendo apenas 100 bolsas de sangue por dia, 50% a menos do ideal.
Os interessados devem saber que, para doar sangue é necessário apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos de idade, desde que os menores estejam com o responsável legal, não estar em jejum, ter repousado no mínimo 6 horas na noite anterior, estar 12 horas sem ingerir bebida alcoólica e 4 horas sem fumar, evitando alimentos gordurosos.
Porém, quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, Hepatite, Sífilis e Doença de Chagas, usuários de drogas, além das pessoas que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros, nos últimos 12 meses, não podem doar.
Doar sangue é bem simples, mas após feito são preciso alguns cuidados básicos como beber bastante líquido nas primeiras 6 horas e alimentar-se normalmente. Não fumar nas primeiras 2 horas e não praticar esportes radicais ou atividades de risco.
Cuidados que valem a pena, uma vez que o sangue doado irá salvar vidas.
Da Redação, Andréia Barros
Imagem web
0 comentários :
Postar um comentário