Há mais de 30 anos no mercado, a empresa baiana JJ Inspeções Técnicas atua no segmento realizando inspeções industriais em caldeiras, tubulações e pinturas para grandes empresas. Membro-fundador da RedePetro, o gerente comercial René Barbosa revela que a empresa foi a primeira no país a receber da Petrobras uma certificação que atesta sua capacidade para fazer parte do cadastro de fornecedores. Perseguindo a ideia de tornar a empresa ainda mais competitiva no setor de petróleo e gás, ele participou nesta quinta-feira, dia 21, do primeiro dia de Rodadas de Negócios, na Cidade do Saber, durante a 6ª edição da Semana Global do Empreendedorismo de Camaçari.
“Esse é o ambiente onde a empresa âncora tem uma visão mais abrangente de quem tem capacidade para atender suas necessidades, evitando custos desnecessários ao procurar empresas em outros estados. E para as empresas ofertantes é uma oportunidade de crescer ainda mais, já que é preciso buscar qualificação, certificações e cumprir com os requisitos e legislações vigentes. As rodadas não são ambientes em que devemos vir com ‘talões de pedidos’, mas é o espaço ideal para tomar conhecimento do que está sendo demandado e verificar sua capacidade de atender com excelência”, explicou René Barbosa.
A Rodada de Negócios, que faz parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, pretende fomentar futuros negócios no setor de petróleo e gás e dinamizar o relacionamento entre as empresas compradoras e fornecedoras, segmento integrado pelos pequenos negócios. A ação, realizada pelo Sebrae e Petrobras, acontece até esta sexta-feira, 22, das 13h às 17h, e deve reunir seis empresas âncoras e 42 ofertantes.
“Realizamos um trabalho prévio para articular as grandes empresas, levantar as demandas e cruzar o perfil das empresas inscritas para promover encontros mais proveitosos para ambos. Essa é a terceira rodada do projeto e um dos nossos desafios é a inserção das pequenas empresas no mercado de forma competitiva”, esclareceu a gestora do projeto de Adensamento da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia pelo Sebrae Bahia, Aline Lobo
Com uma larga experiência em rodadas, o coordenador de Bens, Serviços e Fornecedores da Transpetro, Armando Luiz Félix, revela que o formato apoiado pelo Sebrae surgiu como solução para suprir uma carência no cadastros de serviços que dispensam licitação. “A ideia é garimpar esses negócios de micro e pequeno porte no entorno do negócio, fazendo girar a economia local”. Félix afirmou que o sistema já possui 13 mil empresas cadastradas em todo país e gera em torno de 9,5 mil compras por ano.
Participando pela primeira vez de uma rodada fora de Caetité, o representante das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Bueno da Silva Lima, disse que o momento é importante para saber da existência de fornecedores, já que a unidade está prestes a duplicar sua produção e a expectativa é contratar serviços de conservação e limpeza, alimentação, segurança, coleta seletiva de resíduos sólidos e serviços de inspeção em geral. “Vamos coletar os dados dos interessados e direcioná-los para que estas oportunidades sejam aproveitadas in loco”.
Fonte Sebrae
0 comentários :
Postar um comentário