Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

VIII Festival Tempero no Forte

A oitava edição do evento traz a carne como ingrediente principal dos pratos que serão criados por chefs nacionais, de Salvador e da Praia do Forte

Em 1549 o português Garcia de Sousa D’Ávila chegou à Bahia na comitiva de seu pai, Tomé de Sousa, fundador da cidade do Salvador, para dar início à sua trajetória como um dos homens mais poderosos do país àquela época. Além de ter erguido na Praia do Forte a primeira construção fortificada do Brasil, Garcia D’Ávila foi o responsável por trazer para o país o gado da raça Nelore, criado na sua fazenda, um dos maiores latifúndios da história, que ia da Praia do Forte até o Maranhão. 

Hoje, cinco séculos depois, a vila de pescadores que sediou a primeira fazenda de gado do país, tem novamente as carnes no centro das atenções como tema principal do VIII Festival Tempero no Forte, que será realizado pelo oitavo ano consecutivo na Praia do Forte, de 28 de novembro a 8 de dezembro, em paralelo ao V Festival de Arte e Cultura. O evento já tem selo de qualidade e carimbo de competência conquistados pela persistência e afinco da dupla realizadora desde a sua primeira edição, Tereza Paim, chef anfitriã e curadora do evento, e Djanira Dias, da 2D Promoções e Eventos, que faz acontecer o festival cuidando de tudo, nos mínimos detalhes.

O tema ‘Carnes’ será o ingrediente principal de todos os pratos do Festival, que nesta edição contabiliza a participação de 23 restaurantes e de cerca de 30 chefs de cozinha e cozinheiros, vindos de outros estados, de Salvador, da Praia do Forte e, pela primeira vez, de outros restaurantes localizados no Litoral Norte. Este ano o Festival extrapolou fronteiras e agregou os restaurantes Mar Aberto, de Arembepe, Manguezal Eco Turismo, da Barra do Pojuca, e Mistura da Dinha, de Açuzinho. “Esse crescimento é uma tendência natural do Tempero no Forte, que também já se tornou um evento turístico e atrai gente de toda a parte”, comemora Djanira Dias.

O TEMPERO NO FORTE
“O festival é um produto turístico que gera expectativas e move a comunidade, os empresários, os grupos culturais e principalmente os cozinheiros e chefs participantes. Além disso, quem vier visitar Praia do Forte, nesta época, vai encontrar entretenimento, arte, cultura e gastronomia, elementos que agregam valor às experiências e fortalecem ainda mais o destino”, acredita a empresária da 2D Promoções e Eventos, que enumera as várias atrações do Tempero no Forte como Cozinha Show, Chef Recebe e Festival Comunidade

Há também os eventos paralelos organizados pelos próprios empresários locais, que promovem jantares, almoços e saraus gastronômicos com menu e cardápio preparado por chefs convidados. Dentro do V Festival de Cultura e Arte as atrações são o Mercado do Forte, Música e Cultura com Tempero e Arte com Tempero.

A chef anfitriã e curadora do Festival, Tereza Paim, também reitera a importância do evento como incentivador da qualidade que hoje é observada na atuação dos restaurantes de Praia do Forte durante o ano inteiro. “O Tempero no Forte mudou o pensamento do destino. Pessoas buscam experiências novas que tragam bem estar e já se sabe que 25% do motivo de escolha de um destino é a gastronomia. A comida ativa e deixa memórias e hoje na Praia do Forte há uma enorme consciência dessa importância. O Festival motivou a capacitação de funcionários, cozinheiros e também dos donos dos restaurantes”, exemplifica.

CHEFS PARTICIPANTES
Principal evento gastronômico da temporada o festival junta gastronomia arte e cultura, chefs estrelados da gastronomia nacional, de Salvador, da Praia do Forte e do Litoral Norte. De fora virão os chefs Guga Rocha, alagoano radicado em São Paulo e autor do livro Receitas para pegar mulher; Isaias Neries, do Rio de Janeiro, chef do Parador Lumiar; Tania Bastos, baiana radicada em Recife, especializada na área de confeitaria; e o chef sergipano Elismar Anselmo, consultor gastronômico em Aracaju.

A relação dos convidados que vêm de fora ainda contempla nomes como a festejada chef paulistana Morena Leite, do restaurante Capim Santo, —com casas em Trancoso, no sul da Bahia, e em São Paulo— que fará participação especial na Cozinha Show apresentando entradinhas com carnes regionais. Ex-aluno do Senac Bahia e atualmente trabalhando na Espanha, o chef San Casales ensinará, na Cozinha Show, a fazer a tradicional tortilla espanhola com o toque brasileiro da carne seca e do queijo coalho.

Outro convidado é o chef Carlos Ribeiro, paraibano radicado em São Paulo, onde comanda o restaurante Na Cozinha. O chef criará comidinhas de buteco, caldinhos e petiscos na Noite do Buteco do Restaurante Vila Gourmet no Via dos Corais. Já o chef Luciano Chaves apresentará, também na Cozinha Show o cardápio completo Nestlé Professional.

Dos restaurantes de Salvador participam os chefs Fabrício Lemos, do Al Mare; o carioca Ricardo Ferraz, do restaurante Ferraz; o australiano Richard James, do Ciranda Café; Vinicius Figueira, da Cantina du Vini, e a chef e consultora gastronômica Chuca Cardoso, além da chef anfitriã Tereza Paim, proprietária dos restaurantes Terreiro Bahia, na Praia do Forte, e Casa de Tereza, em Salvador.

Este ano, chefs e cozinheiros de 10 restaurantes localizados na Praia do Forte participam do evento. Entre eles estão Anatália Carvalho, do 7 Pizzas; Lidia Yoshinoto, do Amici di Capri; Eduardo Garcia, do Beach Stop; Ubirajara Nascimento, do Feijão de Corda; Humberto Hiagon, do Kampai Sushi House; Maria Luciana da Silva Lima, da Creperia Bananas e Felipe Alcântara, do Mania de Comer.

Também participam os chefs Fabiano Olmo, da Obá Moquecaria; Ruzivan Santos, do Sabor da Vila; e Luciano Santos da Silva, da Taverna Paradiso. Engrossam o time os chefs recém agregados Jurandir Celestino, do Mar Aberto, em Arembepe; Antonio Juriti, do Manguezal Eco Turismo, na Barra do Pojuca; e Liliane de Oliveira, a “Dinha”, do Mistura da Dinha, em Açuzinho. 

PRATOS DO FESTIVAL
Como já é regra básica, todos os pratos criados pelos chefs e cozinheiros para o Tempero no Forte devem ser feitos com o ingrediente-tema do Festival, neste ano, “Carnes” —que podem ser bovina, suína, caprina, entre outras. Sendo assim, os profissionais elaboraram pratos que serão destaque durante os dez dias do evento, muitos deles já com forte promessa de entrar definitivamente para os cardápios. 

Chefs de Salvador
Para o seu restaurante Terreiro Bahia, a chef anfitriã Tereza Paim criou o prato Pata de Cordeiro Desfiada com Molho de Tamarindo e Mandioquinha. Cordeiro também é a base da criação do chef Ricardo Ferraz, que estará no Terra Brasil com o seu Carré de Cordeiro com Crosta de Castanha de Caju Ervas e Pernil Braseado Acompanhado de Batatas, Aspargos e Tomates Salteados, e do chef Fabrício Lemos, que servirá na pousada e restaurante Porto da Lua Filé Mignon Grelhado com Ragu de Cordeiro, Queijo Grana Padano, Tomate Uva e Crocante de Castanha. 

Além da carne, risoto é o traço comum entre as criações dos chefs Richard James, —que apresentará na Risoteria o Risoto de Beterraba e Gengibre com Medalhão de Ancho Salteado, Servido com Creme de Limão e Infusão de Pimenta Rosa— e Chuca Cardoso, que servirá na Cia do Forte o Filé ao Molho de Alecrim com Risoto de Limão Siciliano. Já o chef Vinícius Figueira, que estará no restaurante Joaquim, levou ao extremo o tema do Festival e criou o Francesinha Baiana, prato que consiste em unir carne suína, carne de fumeiro e carne do sol, servido com batatas fritas. 

Chefs de outros estados
O chef Guga Rocha, alagoano radicado em São Paulo, leva para o Restaurante Vila Gourmet, da pousada Sobrado da Vila, o Entrecôte do Chef com Nhocone de Mandioca. Já o sergipano Elismar Anselmo, que estará na pousada e restaurante Refúgio da Vila, apresentará o Espinhaço de Garrote Orgânico na Lata, Escoltado de Arroz Vermelho do Vale do Piancó, Fava Fresca do Roçado e Farofa Crocante de Pão de Peso.

A influência das carnes argentinas serviu de base para os pratos do Café do Forte, que servirá o Bife de Chorizo no Sal Grosso, Alecrim com Batatas do Sertão e Baião de Dois, criado pelo chef carioca Isaias Neries, e do Tango Café, que participa do Festival com o Bife de Chorizo com Salada Verde e Molho Chimichurri, criado pelo proprietário da casa, o argentino Victor Leroux. Mas o Tango também terá uma chef convidada: a baiana radicada em Recife Tania Bastos, especializada em pâtisserie, que fará a sobremesa Rocher.

Chefs da Praia do Forte e Litoral Norte
Os chefs e cozinheiros da Praia do Forte e Litoral Norte também criaram receitas para receber os comensais nas suas próprias casas. Anatália Carvalho, da Pizzaria 7 Pizzas, participa do Festival com a Pizza 7 Magias. O toque italiano é a tônica das criações da chef Lidia Yoshinoto, do Amici di Capri, que apresentará o Rib Eye com Cogumelos, Brie e Papardelle, e do chef residente da Taverna Paradiso, Luciano Santos da Silva, que participa com o Papardelle ai 3 Sapori, que leva carne de javali macinata, salsicha e funghi porcini. 

O proprietário do Beach Stop, Eduardo Garcia, lançou mão de uma receita da família, o Malassado da Vovó, como seu prato especial do Festival. Já o chef do Feijão de Corda, Ubirajara Nascimento, combina Costela de Cordeiro com Manteiga de Cenoura ao Molho de Espinafre. O sabor adocicado da abóbora e da castanha, o salgado da carne do sol, o azedinho do biri-biri e o picante da pimenta jalapeño se misturam na criação do chef Fabiano Olmo, da Obá Moquecaria, o Angus do Sol com Purê de Abóbora e Castanhas, Compota de Biri-biri e Jalapeño. 

Os chefs Felipe Alcântara, do Mania de Comer, e Ruzivan Santos, do Sabor da Vila, apostaram no filé mignon como pratos-vedete dos seus cardápios. O primeiro apresenta o Filé Mignon ao Molho de Manga e o segundo, o Filé ao Molho de Vinho Aromático. A Creperia Bananas também participa do Festival com o Crepe de Queijo Coalho com Carne do Sol e Banana da Terra, receita de Maria Luciana da Silva Lima. Finalizando o time de maestros da Praia do Forte, o chef Humberto Hiagon, do Kampai Sushi House, dá o toque oriental do Festival, com o Shogayaky, composto de alcatra ao molho de sakê e gengibre.

Os restaurantes da Linha Verde, Mar Aberto, Manguezal Eco Turismo e Casa da Dinha, estão entusiasmados com a estreia no Tempero do Forte. O chef Jurandir Celestino, do Mar Aberto, servirá o Steak ao Molho de Jabuticaba. Já Antonio Juriti, do Manguezal, criou um menu completo para marcar sua primeira participação no evento: entrada de Bolinho de Feijão, Escondidinho de Carne do Sol, como prato principal, e Mousse de Cajá com Chocolate Branco para finalizar. A chef Liliane Oliveira, titular do Mistura da Dinha, vem com uma receita de nome original: Bolero Pires, um filé com molho adocicado e fetuccine ao alho e óleo com molho de tomate.

LANÇAMENTO DE LIVROS
Dentre as novidades desta oitava edição está o lançamento de dois livros que prometem mobilizar os públicos masculino e feminino e gerar frisson e expectativa. O blogueiro Alessander Guerra, do blog Cuecas na Cozinha (www.cuecasnacozinha.com.br), faz o lançamento nacional do livro Sex and the kitchen - O sexo e a cozinha, e o pernambucano Guga Rocha, um dos chefs convidados, lança o livro Receitas para pegar mulher. Os livros terão lançamento no sábado, 30 de novembro, na Cozinha Show, na vila da Praia do Forte.

Segundo livro de Alessander Guerra, Sex and the kitchen é um “romance gastronômico”, onde o autor conta os encontros e desencontros dos protagonistas P e G, tecendo assuntos como relacionamento, romance, sexo e beijo molhado entre receitas, bons pratos e taças de vinho. Já o chef Guga Rocha, além de contar ao público masculino como conquistar a mulher amada através do estômago, estará no Restaurante Vila Gourmet da Pousada Sobrado da Vila, durante o fim de semana, servindo aos comensais seu Entrecôte com Nhocone de Mandioca.

CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO
O Tempero no Forte também investe em capacitação e qualificação de mão de obra de profissionais do município de Mata de São João, onde a Praia do Forte está localizada. Parceiro do Festival, uma semana antes do evento, o Senac realiza cursos de capacitação com orientações sobre manipulação de alimentos, segurança alimentar, aproveitamento de alimentos e receitas. Já o Sebrae participa ministrando cursos e palestras para empreendedores  abordando temas como vendas e qualidade de serviço e de atendimento. Os participantes poderão se capacitar e aprender novas práticas para aplicar no seu ofício ou mesmo para buscar melhores oportunidades no mercado

PATROCÍNIOS E APOIOS
O Festival é realizado em conjunto pela 2D Promoções e Eventos, Tereza Paim Gastronomia, Governo do Estado —através da Secretaria de Cultura e da Secretaria do Turismo—, Prefeitura de Mata de São João, Sebrae e Senac. Os patrocinadores são Nestlé, Adega e Tio Sam. Como apoiadores, o Tempero no Forte conta com o Tivoli Eco Resort Praia do Forte, Turisforte, CLN - Consórcio Litoral Norte, CM Venturoli, Abrasel, Nubia & Sonja Eventos e Outlet Premium, Brasilgás e LG.

EVENTOS
A abertura do festival acontece sempre numa quinta-feira com um grande cortejo de baianas e pescadores, seguido por fanfarras e pelo povo que percorre toda a Vila de Praia do Forte. O principal objetivo, além de anunciar o Festival, é fazer uma homenagem à comunidade local que abraça a festa a cada ano. Este ano quem estreia no Festival é o grupo Roda de Tambores Integrativa, coordenado por Juliana Linares e convidados, que promoverão um encontro da diversidade com a musicalidade.

O público que estiver circulando pelo evento pode viver a experiência de criar música espontânea a partir de tambores e instrumentos percussivos. “Na roda de tambores as pessoas se expressam sem precisar de palavras, descobrem que têm ritmo e se sentem capazes. O ritmo é uma poderosa ferramenta de unificação, além de ser um dos veículos mais antigos de unificação”, afirma Juliana. Ao todo são usados mais de 150 instrumentos provenientes do acervo da Ritmo Expansão, de propriedade da idealizadora do Roda de Tambores.

VIII Festival Tempero no Forte
Chefe Recebe – Chefs de todo o Brasil terão o desafio de criar pratos exclusivos utilizando o tema do Festival e os ingredientes regionais.
Festival comunidade – Capacitação e formação de empresários e mão de obra local, na área de gastronomia, turismo e cultura, através de cursos, palestras e workshops, em parceria com o SENAC e SEBRAE.











Cozinha Show – Um dos espaços mais concorridos do Festival onde os chefs e culinaristas convidados ministram aulas gratuitas para o público. Sexta e sábado, das 16h30 às 21h.
Eventos Paralelos – Empresários locais promovem jantares, almoços e saraus gastronômicos com menu e cardápio preparado por chefs convidados. O espaço da cachaça e do vinho têm como atração maior o processo de demonstração e fabricação de bebidas através de fotos e vídeos. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑