Na próxima semana, a Cidade do Saber recebe a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura, o evento está acontecendo simultaneamente em diversos lugares do Brasil, promovendo a interligação entre a sétima arte e as discussões sobre direitos humanos.
A Mostra será exibida na Cidade do Saber por que a Instituição foi selecionada na chamada pública que levou em consideração diversos pré-requisitos, dentre eles, a acessibilidade. O primeiro dia da exibição será 16/12, no auditório 01, logo com duas sessões. Na primeira, às 16h, o público irá assistir “Caixa D’água: Qui-lombo é esse?” que dá ênfase à cultura negra e a presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem, oralidade, localização e consciência de sua identidade racial.
Em seguida, será exibido o filme “Kátia”, que conta a história da primeira travesti eleita a um cargo político no Brasil, mostrando como ela se relaciona com a cidade, revelando seu humor, sua lógica, originalidade e sua maneira de fazer política em um meio que ela teve que domar para se fazer respeitar.
No dia 18/12, às 16h, no auditório 03, a Mostra exibe “As Hiper – Mulheres”, reconhecido no Festival de Gramado com dois prêmios: Especial do Júri e Melhor Montagem. No filme, um velho pede que o sobrinho realize o Jamurikumalu, maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que sua esposa possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.
Os filmes possuem legendas e tradução para linguagem de sinais. A Mostra é gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. Classificação: livre.
Serviço
O quê? 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Quando? 16 e 18/12, a partir das 16h
Onde? Auditórios 01 e 03 da Cidade do Saber
Quanto? Gratuito
Classificação: Livre

0 comentários :
Postar um comentário