O festival que acontece de quinta até hoje sábado (5 a 7 de dezembro), na zona turística da Costa do Dendê, sedia o primeiro Festival Gastronômico de Valença, município considerado a Terra do Camarão. Além do potencial da gastronomia local, os moradores da cidade e visitantes também participam de palestras sobre o tema e assistem a apresentações culturais. O evento é gratuito e está sendo realizado na Praça da República, no Centro Histórico de Valença.
O evento conta com a palestra do diretor de Serviços Turísticos da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Júlio César Oliveira, sobre Turismo e a Economia Criativa na Costa do Dendê.
De acordo com o diretor, já foram feitas oficinas na Costa das Baleias, Lagos e Cânions do São Francisco e Caminhos do Sertão e ainda serão realizadas na Costa do Dendê. Essas oficinas vêm incentivando a comercialização de produtos locais e sua inclusão na cadeia produtiva do turismo. A iniciativa também fomenta a criação de novos roteiros turísticos, para que turistas possam conhecer o potencial agrícola, artesanato e manifestações culturais da região.
"A gastronomia vista como cultura e identidade de um povo".
O Festival Gastronômico de Valença foi aberto nesta quinta-feira (5), às 13h, com recepção aos convidados e participantes inscritos. Às 13h50 deu-se a abertura do I° Seminário da Gastronomia, Turismo e Pesca de Valença e da Costa do Dendê. Depois, o primeiro painel, com o tema Gastronomia como cultura e identidade de um povo, tendo como expositores os chefs do Resort Catussaba Hotel, Clodomiro Tavares, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Elmo Alves, além de Rosa Gonçalves, chef de cozinha e pesquisadora da gastronomia regional.
O público também conta com uma exposição fotográfica do francês Richard Mas.
Os alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a professora Lívia Liberato apresentaram o quadro Gastronomia dos Universitários. O chef Clodomiro Tavares, chef Executivo do Resort Catussaba Hotel, também mostra suas receitas, em aula-show.
O último dia do Festival Gastronômico de Valença, sábado (7), foi aberto às 8h com a apresentação da Filarmônica 24 de Outubro. Uma aula-show de gastronomia foi realizada das 9h às 11h, com o chef Aécio Charet, criador da Cozinha Nômade. Das 11h às 12h, a economia solidária foi discutida sob a temática Marias Marisqueiras: A pesquisa que virou empreendimento, com participação de professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e marisqueiras, além de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Aula show com o tema " uma viagem aos cinco continentes sem sair da Costa do Dende", com o Chef Clodomiro, chef executivo do Hotel Catussaba! Um show de criatividade!
Foi enriquecedor o bate papo com o quilombo da região, Cobra Mansa e o estudante africano Augusto Guiné Bissau, que estuda a gestão das comunidades sustentáveis. Falando sobre Permacultura, Jardim Sustentável e Gastronomia Quilombola! I Festival Gastronômico de Valença!
Aproveitamos para agradecer a Michelle Oliveira, assessora de imprensa do Festival, por tão bem nos acompanhar durante o evento, à Secretária de Turismo, Aline Reis Lameira, por sua atenção, hospedagem e carinho com nossa equipe e a prefeita Jucélia do Nascimento, pela dedicação e cuidado com seus convidados.
Denise Morais, Jornalista Chefe
Aproveitamos para agradecer a Michelle Oliveira, assessora de imprensa do Festival, por tão bem nos acompanhar durante o evento, à Secretária de Turismo, Aline Reis Lameira, por sua atenção, hospedagem e carinho com nossa equipe e a prefeita Jucélia do Nascimento, pela dedicação e cuidado com seus convidados.
Denise Morais, Jornalista Chefe
0 comentários :
Postar um comentário