No próximo dia 13 de dezembro, às 18h30, o quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris, Salvador) será palco do lançamento de Memórias do Mar, o primeiro livro de poesia do jornalista e antropólogo Marlon Marcos. Profissionalmente alinhado a duas áreas que, majoritariamente, buscam cultivar a objetividade, o escritor consegue manejar com maestria o mais subjetivo dos estilos literários: a poesia. Mas se engana quem imagina que ele, nesse novo trabalho, abriu mão do rigor tão caro ao jornalismo e à antropologia.
O cuidado meticuloso com a construção textual, uma das virtudes que dão brilho à narrativa jornalística, e a capacidade de visualizar o simbólico em suas próprias experiências rotineiras perpassam todo o livro unindo as facetas de jornalista e antropologo à de poeta. Sorte para os amantes da poesia que vão poder conferir uma obra de fôlego construída por alguém que representa tão bem as novas formas de fazer arte, ciência e comunicação: coragem para revelar as suas múltiplas faces mostrando o que cada uma delas reforça e revela da outra.
O conjunto de poemas escolhidos por Marlon para compor o seu livro é fiel ao elemento que os reúne como conjunto: o mar, que é bem concreto, mas também evoca mistério e não permite o controle que tanto conforta. Há algo melhor para instigar um poeta? Não à toa, no prefácio, a cantora Maria Bethânia – cuja arte em sua dissertação de mestrado intitulada Oyá-Bethânia: os mitos de um orixá nos ritos de uma estrela, Marlon definiu com precisão antropológica, mas cheia de poesia– o estimula a prosseguir neste caminho de poesia: “Quero que você mantenha a vontade de se expressar em versos, não esconda seu talento, sirva a humanidade com generosidade, e eu quero ser ouvido atento e coração aberto para acolhê-los”. Com um incentivo tão precioso, podemos esperar mais das boas surpresas literárias de Marlon Marcos.
SERVIÇO:
O quê: Lançamento do livro “Memórias do Mar- algumas poemas e outras prosas poéticas...”, de Marlon Marcos
Quando: 13 de dezembro de 2013 (sexta-feira), a partir das 18h30
Onde: Quadrilátero da Biblioteca Pública dos Estado da Bahia (Complexo Cultural dos Barris), Rua General Labatut, 27, Barris
Entrada gratuita

0 comentários :
Postar um comentário