Primeira meia maratona do vinho brasileira integra um evento completo, com atrações variadas ligadas ao cultivo da uva e derivados, que ganhou o coração dos atletas brasileiros
São Paulo - Celebrar o vinho e sua cultura com uma corrida desafiante de 21 km, em meio às vinícolas da Serra Gaúcha, no Sul do País, e do Vale do São Francisco, no Nordeste, descortinando paisagens raramente vistas por quem está correndo, conquistou tanto os atletas amadores como os fundistas da elite em 2013, como o hexacampeão brasileiro Giomar Pereira. E deu à Wine Run, primeira meia maratona do vinho a chegar ao Brasil, o status de opção nacional de corrida aliada ao turismo. O saldo não poderia ser mais positivo. E o brinde, claro, será com espumante.
"Os brasileiros encontraram uma alternativa caseira para quem gosta de selecionar eventos de corrida com destinos atraentes", comemora Freddy Carvalho, gerente de marketing da Wine Run, patrocinada desde 2012 pela CAIXA Econômica. O evento segue a tendência de corridas temáticas apoiadas na cultura do vinho, já consagrada em meias-maratonas como a de Lanzarotte (Espanha), Pardubice (República Checa) e a Caminos Del Vino (Mendoza, Argentina). Mas se destaca das demais por seu formato, só utilizado pelo circuito Destination Races, nos Estados Unidos, que percorre todas as regiões vinícolas do País.
O gerente de marketing da Wine Run cita números para justificar o sucesso do evento. "O mercado de fermentados, vinho, espumante e cerveja movimenta R$ 6 bilhões por ano no País. Ou seja, é um mercado forte. E os corredores de rua também representam uma grande fatia de consumidores que movimentam R$ 3 bilhões. São 6 milhões de atletas e pelo menos 1 milhão alia o turismo ao esporte. Por isso, os destinos precisam ser atraentes."
Beleza e cultura local a serviço dos corredores
Neste ano, a Wine Run levou os competidores para as duas principais áreas produtoras de vinho no País. Em maio, realizou sua segunda edição no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, onde a beleza da Serra Gaúcha (RS) é o destaque. Em novembro, estreou no Vale do Rio São Francisco, dentro do município de Casa Nova (BA). O lugar conta com paisagens como as dunas de Sobradinho, o Velho Chico, já cantado em verso e prosa, e atrações exclusivas como o Vapor do Vinho.
"No Vale dos Vinhedos, tivemos uma super adesão de inscritos. Dois meses antes, já tínhamos atingido o limite de participantes, de 1.200 atletas. E o evento no Vale do São Francisco foi uma surpresa, pois fomos o evento que mais inscreveu participantes na região, até hoje", ressalta Carvalho.
Para desfrutar os destinos oferecidos pela Wine Run, os competidores tiveram à sua disposição uma programação completa, incluindo palestras temáticas, visitas guiadas às vinícolas, jantar de massas e festas que integravam o visitante à cultura da região. No Vale do São Francisco, por exemplo, um dos pontos altos foi o forró borbulhante.
"A Wine Run tem limite de inscrições, pois é realizada em cidades com rede hoteleira também limitada, e estamos conseguindo atingir nossas metas de participantes. Isso é bom para todos, hotéis, restaurantes, mercado de vinho e de espumantes, que experimentam um grande aumento na movimentação financeira durante o evento. E também é ótimo para os atletas, que contam com uma programação completa para curtir o final de semana", explica Freddy.
A competição também atraiu nomes fortes da elite do atletismo nacional, no Nordeste, como o baiano Giomar Pereira, que se consagrou hexacampeão brasileiro antecipado, e o pernambucano Edson Amaro, bicampeão da Maratona Maurício de Nassau. Atletas paralímpicos da Associação Pernambucana de Atletismo (APA) também marcaram presença no evento.
Calendário 2014
O Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves (RS), voltará a ser palco da Wine Run em 2014, no dia 5 de abril. Já no Vale do São Francisco, é a vez de Lagoa Grande (PE) receber o evento, em 6 de setembro, de acordo como rodízio de cidades da região previamente estabelecido, prometendo aos atletas mais uma experiência emocionante.
"Para o próximo ano, em termos de Nordeste, o acerto é integrar a região. Assim, faremos um ano na Bahia, como este, em Casa Nova, e outro em Pernambuco, em Lagoa Grande. Um na fazenda da Miolo e outra na Rio Sol", diz Freddy. Quem quiser ter uma prévia do que encontrará durante a Wine Run, em 2014, pode assistir à minissérie Amores Roubados, que a TV Globo transmite a partir de janeiro. A história foi filmada nas belas paisagens formadas pelas vinícolas de Lagoa Grande.
Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a Wine Run 2013 foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal. No Vale dos Vinhedos, contou com o apoio de Ibravin, Suco de Uva do Brasil, Aprovale, Miolo, Casa Valduga, Aurora, Perini, Pizzato, Isabela, Rio Sol, Dall Onder, SHRBS, Fruki, Sulavan, Cisper, Bento Convention Bureau, Parque Vivatto, Gambatto Sul, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretaria de Esportes e Lazer RS, Fundergs.
No Vale do São Francisco, teve o apoio das vinícolas Miolo, Rio Sol e Pizzato, Prefeitura de Casa Nova/BA, Prefeitura de Juazeiro/BA, Fazenda Fortaleza, APA, Adega do Corpo, Cisper e Quality Petrolina.






0 comentários :
Postar um comentário