Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Filhos de Gandhy celebra 65 anos em show especial

Uma conta azul, uma conta branca, outra conta azul.
Um grupo de estivadores. Um afoxé. Uma história.

Desde 1949 o mais antigo afoxé de Salvador caminha como em seu cortejo. Passos leves, embora marcantes, apontam uma história de resistência pacífica e representatividade cultural. No dia 1º de fevereiro, às 17h, no Museu du Ritmo, o Afoxé Filhos de Gandhy celebra 65 anos de existência em um show especial, com direção musical de Letieres Leite e artística de Elísio Lopes.  Os ingressos (R$ 20) estão à venda na Ticketmix.

"O público assistirá a uma nova modelagem artística da Banda Show Filhos de Gandhy e várias atrações convidadas. Seguiremos o mesmo tema do Carnaval: "Gandhy - tradição, religião, fé e respeito - uma reverência aos templos dos orixás", diz Xiko Lima, vice-presidente do Afoxé. 

Para Xiko, momentos importantes como este têm mais força seguidos por ações duradouras  de apoio à comunidade e ao movimento Filhos de Gandhy. "Dentro do processo de uma nova gestão e com  a reativação das ações sociais, estaremos implementando oficinas com uma visão baseada no empreendedorismo e melhorando a participação artística do Afoxé Filhos de Gandhy no circuito cultural do País", afirma Xiko.

O local do evento não poderia ser outro. Há 65 anos, surgiu no porto de Salvador, no Comércio, o então Bloco Filhos de Gandhy. Hoje, já Afoxé, o grupo comemora o aniversário no Museu du Ritmo, localizado às margens daquele mesmo mar. O evento conta com patrocínio da CAIXA e realização de Filhos de Gandhy, Janela do Mundo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O Afoxé Filhos de Gandhy 

Nas ruas de Salvador há 65 anos, o Afoxé Filhos de Gandhy cultua uma das nações que é o ijexá, inundando a avenida com o ritmo peculiar e cadenciado. A oferta de maçãs e uvas representam a limpeza do corpo, e junto à alfazema e à cor branca transformam a avenida em um imenso tapete de paz. O maior afoxé do mundo tem como missão, através do entretenimento, pregar a paz e abrigar em seu ambiente condições de igualdade e respeito.

O bordado branco, que enfeita em cor, música e aroma a avenida, guarda em sua essência o respeito ao que transcende , e este é o tema para o carnaval de 2014: “Tradição, Religião, Fé e Respeito – Uma reverência aos templos dos Orixás”. Oxalá, Ogum, líderes e marajás indianos. Todos eles são simbolicamente lembrados pelos Filhos de Gandhy. O Afoxé encontrou em sua estética visual e ideológica a forma de expandir ideais de paz e co-existência de credos e religiões.

SERVIÇO
65 anos dos Filhos de Gandhy 
Local: Museu du Rítmo
Horário: 17h
Ingressos: R$ 20,00 (primeiro lote)
Vendas: Ticketmix e sede do Gandhy | Pelourinho  



0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑