Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Janeiro é mês de cursos de férias na Escola de Dança da FUNCEB

Iniciantes e profissionais podem se inscrever em diversas modalidades ministradas por nomes renomados no cenário artístico

A Escola de Dança da FUNCEB, integrada ao Centro de Formação em Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), inicia nesta segunda-feira, 6 de janeiro, os cursos de férias do verão 2014. São oferecidas diversas modalidades de dança, em aulas que acontecem durante todo o mês, nos turnos matutino e vespertino, com duração e horários diversos, atendendo a vários interesses da área da dança (ver tabela abaixo). As inscrições devem ser feitas na própria sede da Escola, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, a partir do dia 6 e até quando houver vagas. As taxas de matrícula variam de acordo com a carga horária de cada curso e podem ser consultadas na secretaria da instituição.

Com uma equipe de profissionais formada por artistas e educadores reconhecidos, os cursos de férias atendem tanto aqueles que querem ser iniciados em dança como profissionais que desejam aprimoramento de conhecimentos. Esta ação resulta de uma parceria entre a Escola de Dança e iniciativas de grupos residentes e profissionais da dança.

ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB – Fundada em 1984, a Escola de Dança da FUNCEB constituiu-se como a primeira escola pública do gênero no país. A instituição atende uma média anual de mais de mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, em especial afrodescendentes, oriundos de escolas públicas e moradores de bairros populares. Atua na iniciação, formação técnica e qualificação em dança – assim, ocupa a vida de um público infanto-juvenil e também de adultos com os benefícios da prática artístico-cultural, apresenta à sociedade novos profissionais anualmente e aperfeiçoa o trabalho de artistas que já representam a produção contemporânea da dança baiana. Além do alinhamento às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, a Escola de Dança da FUNCEB é conveniada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Outro comprometimento é com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas do país.


TABELA DOS CURSOS DE FÉRIAS 2014 DA ESCOLA DE DANÇA DA FUNCEB

MINISTRANTES
CURSOS E SEMINÁRIOS
DIAS E HORÁRIOS
Mestre King, Clyde Morgan, Vânia Amaral, Tânia Bispo, Fábio Lima

Encontro de Mestres: Africanidade na Bahia
Tem como formato um conjunto de seminários ministrados por diversos mestres da cultura afro-brasileira, com o intuito de propiciar novas reflexões em torno deste campo de conhecimento que faz parte do complexo universo da dança no Brasil, mais especificamente na Bahia. Este seminário tem como objetivo fomentar a prática e reflexão das danças de matrizes africanas, oportunizando a sua compreensão num contexto de pluralidade em suas dimensões culturais, filosóficas, religiosas e metodológicas.
Seg a sáb
9h00 às 13h00
Maria Lêda Ornelas

Dança Afro Brasileira – uma abordagem prática e teórica
Proporciona um aprofundamento no estudo das danças de matrizes africanas, inspirando-se no conteúdo expressivo e simbólico dos movimentos característicos aos arquétipos dos orixás. Relacionar e analisar os elementos básicos das danças, ressignificando a forma e o espaço, são alguns dos objetivos desde curso, que aponta para novas possibilidades de criação,promovendo, deste modo, uma ponte entre o legado afrobrasileiro tradicional e a contemporaneidade.
Seg, qua e sex
8h30 às 10h00
Eliete Miranda

A Arte de Dançar Afro
Propõe um novo olhar sobre a dança de matriz africana, buscando a possibilidade de um diálogo com o corpo ancestral e a tecnologia, fortalecendo a historicidade e a corporeidade num encontro étnico.
Ter e qui
8h30 às 10h00
Leonardo Luz

Dança Moderna
Introduz e investiga os princípios do movimento moderno na dança, contextualizando e identificando possibilidades de interação com outras práticas, estimulando o pensamento crítico sobre seu ambiente e sua produção.
Seg e qua
10h30 às 12h00
Denis Silva
Dança Moderna
Com base na técnica Horton, busca valorizar a hibridade do corpo baiano, aliado às movimentações das danças afro-brasileiras e da capoeira.
Ter e qui
8h30 às 10h00
Djalmir Melo

Dança Contemporânea
CORPO D’ÁGUA - Baseado em princípios de MatPilates, trabalho de solo, reeducação do movimento e release técnique. Dividido em três partes direcionadas à integração corpo-mente, à escuta e ao reconhecimento do corpo como um todo, facilitando na sua harmonia e potencialização. Trabalho de pesquisa corporal que visa a uma execução mais orgânica e consciente do movimento, promovendo maior fluidez.
Ter e qui
10h30 às 12h00
Josélia Freire e Daniel Costa
Samba de Gafieira
Possibilita o aprendizado e entendimento da forma como se dança o samba de gafieira, através da contextualização histórica e suas vertentes, do estudo da estrutura que o compõe, condução e musicalidade, a partir de experimentações individuais e em duplas.
Seg
10h30 às 12h00
Marvan Carlos

Danças Urbanas – Popping
Surgido nos anos 1970 na Califórnia, EUA, considerado a evolução da dança robot (que era apenas a cópia dos movimentos mecânicos de um robô), o popping ficou mais elaborado e complexo, com mais energia e musicalidade, apropriando-se de movimentos de ilusão, mímica, clown(palhaço), desenhos animados e dança indiana. Toda a técnica está relacionada à contração da musculatura: o dançarino relaxa e contrai o músculo como em um choque elétrico. A disseminação dessa técnica/modalidade se deu através defilmes nos anos 80, assim como com artistas como James Brown e Michael Jackson.
Qua e sex
10h30 às 12h00
Grupo Nagote Negaça
Práticas Corporais e Culturais
Com base numa proposta multidisciplinar que envolve dança, capoeira, teatro e música, objetiva propiciar vivências diversificadas de práticas corporais e culturais, integradas à saúde e meio ambiente.
20 a 26/jan
9h00 às 11h00
Camile Bastos e Guido Napolitano
O despertar da dança acrobática
Misturando a linguagem de um corpo acrobático com a fluidez de um corpo dançante, a oficina visa a despertar um corpo atento às possibilidades acrobáticas dentro da dança.
27 a 30/jan
10h30 às 13h00
Fábio Alexandre

Aulas de Percussão
Tem o intuito de reafirmar e multiplicar a música percussiva de matrizes africanas, auxiliando no entendimento da diversidade musical no contexto multicultural brasileiro e suas influências nos dias atuais.
Sáb
9h00 às 13h00

Cursos de Férias 2014 – Escola de Dança FUNCEB
Inscrições: A partir de 6 de janeiro de 2014, das 9 às 17 horas
Aulas: A partir de 6 de janeiro de 2014, em dias e horários variados
Taxas de matrícula: sob consulta para cada modalidade
Endereço: Rua da Oração, nº 1, Terreiro de Jesus – Pelourinho
Telefone: (71) 3116-6644
Realização: Escola de Dança da FUNCEB/ CFA/ FUNCEB/ SecultBA

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑