Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 4 de janeiro de 2014

O lado bom no paraíso das Ilhas da Baía de Todos os Santos

ILHA DE ITAPARICA


Acesso: de Ferry Boat ou Catamarã até o terminal de Bom despacho. De carro particular ou de van até as praias.

É a maior ilha da Baía de Todos os Santos e um dos referenciais turísticos do Estado. Possui um potencial extraordinário de recursos naturais, guardando recantos de grande beleza natural, situados em lugares bucólicos, de extrema beleza. Possui também seus dotes da terra, como sua água mineral, com características hipotermal e francamente radioativa. Passou a ser considerada Estância Hidromineral em 1937. Na parte voltada para o oceano, apresenta uma cadeia de recifes, numa extensão de 15 Km, formando piscinas naturais, ótimas para banho.


A ilha foi emancipada de salvador em 8 de agosto de 1833 e elevada à cidade em 30 de julho de 1962. Depois foi desmembrada, passando a ter dois municípios: Itaparica e Vera Cruz.

Itaparica fica com os povoados de Porto Santo, Manguinhos, Amoreiras e Ponta de Areia.

Vera Cruz fica com os povoados da Penha, Barra do Gil, coroa barra do Pote, Conceição, Barra Grande, Tairu, Aratuba, Berlinque e Cacha Prego, além da sede do município, Mar Grande.

Em Caixa Prego, descobrimos mais uma Ilha, chamada de Ilha do Amor. Águas tranquilas, limpas e quentinhas. Você chega até ela através de lancha ou barco. É vazia e indicada para quem quer sossego.

Vera Cruz possui 40km de praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes, na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contra-costa. 


O cenário é perfeito para quem gosta de curtir a natureza. Para os que procuram aventura, esportes náuticos e pára-quedismo, a região parece ter sido feita sob medida. 

Mar Grande é o point mais freqüentado pelos jovens, especialmente durante o verão, e oferece um grande número de hotéis, pousadas, bares e restaurantes típicos. 


A biodiversidade dos ecossistemas, como manguezais, restingas e Mata Atlântica, assim como a flora e a fauna marinha, tem despertado o interesse de especialistas das mais diversas áreas, resultando na criação de duas unidades de conservação municipais: o Parque Ecológico de Baiacu e a Área de Proteção Ambiental Recife das Pinaúnas.








0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑