Obama pede uma chance para quem está desempregado há muito tempo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira às empresas americanas que tratem com igualdade as pessoas desempregadas há muito tempo e os demais candidatos, prometendo que o governo dará o exemplo.
Depois de seu discurso sobre o Estado da União, na última terça, no qual se comprometeu a tomar medidas unilaterais para estimular o crescimento, Obama recebeu na Casa Branca dirigentes de grandes empresas do país para estimulá-los a contratar pessoas que já procuram emprego há muito tempo.
"Cada candidato que solicita um trabalho merece uma oportunidade justa", declarou Obama. "Aqueles que ficaram sem trabalho por mais tempo são os que mais demoram a encontrar um", afirmou, classificando que é um fato "cruel".
"Quanto mais tempo você fica sem emprego, mais isso torna você menos 'contratável'", afirmou.
"É algo sem fundamento, mas sabemos, infelizmente, que estatisticamente está acontecendo", continuou.
Em média, "os desempregados há tempos são, com frequência, um pouco mais bem formados, em alguns casos mais qualificados do que as pessoas que acabam de perder seu emprego", lamentou.
Obama disse ter mobilizado "mais de 80 das maiores empresas do país e as mais de 200 pequenas e médias empresas" que anunciaram nesta sexta que vão aderir a essa nova iniciativa de tratar com igualdade os desempregados de mais tempo.
Entre as empresas signatárias, estão gigantes do setor automobilístico, como a Ford, da informática, como a Apple, ou o Walmart, segundo a Casa Branca.
A taxa oficial de desemprego chegou a 6,7% em dezembro, o nível mais baixo desde outubro de 2008.
AFP - Agence France-Presse
0 comentários :
Postar um comentário