Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dica: Como regular o termostato da geladeira

Quanto maior a indicação do termostato, menor a temperatura, isto é, quando o termostato da sua geladeira está no 07, ela está com sua temperatura mais baixa do que quando o termostato está no 01. 

A função do termostato é impedir que a temperatura de determinado sistema varie além de certos limites preestabelecidos. Um mecanismo desse tipo é composto, fundamentalmente, por dois elementos: um indica a variação térmica sofrida pelo sistema e é chamado elemento sensor; o outro controla essa variação e corrige os desvios de temperatura, mantendo-a dentro do intervalo desejado. Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos.

Na realidade quanto maior o número, menor a temperatura média do interior do refrigerador. Não há relação entre estes números e a temperatura, a menos que seja um sistema eletrônico com indicação. 
O refrigerador é uma "bomba de calor", que retira calor do interior (no evaporador - aquela placa que fica do lado de dentro, fixa na parede do fundo do refrigerador) e joga para o lado de fora (o condensador - aquela grade quente atrás da geladeira). Por isto a geladeira deve ficar uns 10 cm afastada da parede para permitir que o calor saia do condensador. 

Um pequeno tubinho de aprox. 1 a 2mm de diâmetro que fica encostado na parte de trás do evaporador é o sensor de temperatura, que faz parte do termostato. 

Este é o chamado Tubo Capilar, que é preenchido de um certo gás. A outra extremidade termina num diafragma de metal, que se apóia em um balancim com mola para acionamento do contato. A variação de temperatura no tubo provoca a dilatação/contração do gás em seu interior, movimentando o diafragma e acionando o contato. A regulagem da distância do contato ou da pressão da mola permitirá a alteração da temperatura de abertura do contato. Esta é realizada pelo botão de "regulagem de temperatura" da geladeira. Quanto maior o número, menos o diafragma necessita dilatar para ligar o compressor. 

O compressor recebe a alimentação elétrica através do termostato. Com isso retira calor até alcançar a temperatura em que o gás do diafragma (bulbo) do termostato se contraia e abra o circuito. O compressor é desligado e o calor para de ser retirado. 

Quando a temperatura subir um pouco, os contatos se fecham novamente, o compressor volta a retirar calor e o ciclo se reinicia. Desta forma consegue-se manter a temperatura dentro de uma faixa desejada. 

Na realidade, a temperatura no interior da geladeira é variável em função do local. Quanto mais próximo do evaporador (placa fria) menor a temperatura. Quanto mais afastado, tende a ser levemente mais quente (bem pouco, mas suficiente para não congelar uma fruta, por exemplo). 
Se houver circulação do ar dentro, a temperatura tenderia a ser mais uniforme, como as geladeiras "frost-free". 

Também há sistemas eletrônicos de controle de temperatura, que são mais precisos, mas mais caros. Como as geladeiras comerciais não necessitam de grande precisão no controle de temperatura e os termostatos com bulbo de gás são baratos, os fabricantes obviamente optam por este tipo de controle. 
Os refrigeradores para laboratórios, principalmente os que mantém soros, vacinas, etc, geralmente tem controle eletrônico, inclusive alarme para um possível problema que cause aumento de temperatura no seu interior.

Source:
Para pessoal mais leigo, os sites de fabricantes de refrigeradores têm informações genéricas a respeito. 
Para informações mais técnicas, pode-se consultar os fabricantes de compressores, como a EMBRACO, que possui animações fáceis de se entender (http://www.embraco.com.br/portugue/down_... Mostra até o sistema mais moderno que é o controle de rotação do motor do compressor, em vez de ligar/desligar somente. 

Outras fontes são diversos livros de refrigeração e de termodinâmica, que mostram como o sistema funciona. 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003-2019 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑