Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Governo lança campanhas de proteção às crianças e adolescentes no carnaval

Governo lança campanhas de proteção às crianças e adolescentes no carnaval

Estratégias específicas de combate à violência sexual e ao trabalho infantil durante o Carnaval foram lançadas pelos governos federal e estadual, nesta terça-feira (18), no Palácio Rio Branco.

A campanha de abrangência nacional é inspirada no tema 'Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval 2014' e a estadual no slogan 'Fique de Olho. Solte a Voz. Denuncie a Violência Sexual e o Trabalho Infantil'.

Com a proposta de combater a exploração infanto-juvenil durante as grandes festas, a exemplo copa do mundo e o carnaval, ações de campanhas foram desenvolvidas pelo governo “campanha continuada para o carnaval, copa do mundo e festas regionais é uma das medidas”, explicou Bruno Monteiro, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Uma ferramenta é o Disk 100, em que sabendo de alguma violação dos direitos da criança e do adolescente o cidadão pode ligar e fazer a denúncia.

O observatório e o apoio aos catadores de materiais recicláveis, spot de rádio, busdoor, outdoor e campanhas incentivam o aumento às denúncias e propõem a conscientização da população. “No carnaval passado, 2.500 casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes no período de 10 dias” pontuou Helena Oliveira, coordenadora do Unicef Bahia. 

Ainda de acordo com Helena, 58% dos casos foram referentes ao trabalho de menores de idade “nossas crianças sendo utilizadas como mão de obra barata”, acrescenta.

Uma grave realidade é a exploração sexual infantil. Com o apoio de blocos, imprensa, camarotes e a conscientização dos pais a darem suporte às crianças, a tendência é a retração desse crime “criança sozinha na rua está mais vulnerável. Criança não deve estar sem amparo”, concluiu Helena Oliveira.

O governador Jaques Wagner deu a “Lei Antibaixaria” como exemplo de repressão à violência e à visão errada da relação homem x mulher “venham brincar, namorar, mas não venham agredir as nossas crianças e adolescentes”, pontuou o governador.

Também estavam presentes no lançamento a primeira dama e presidente das Voluntárias Sociais Fátima Mendonça, o ministro do Turismo Gastão Vieira, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cézar Lisboa, além da vice-prefeita de Salvador Célia Sacramento e personalidades que atuam na proteção e defesa da criança e do adolescente na Bahia.

Da redação, Andréia Barros






















0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑