Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Programas de atividade física pra quem não tem tempo


Todos nós sabemos da importância e da necessidade para a saúde, de praticarmos alguma atividade física regularmente. Mas a verdade, é que nos tempos atuais, a maioria das pessoas não tem tempo pra se dedicar a essas atividades, por conta das exigências e horários do trabalho e das demais atividades e compromissos paralelos, como casa, filhos, estudo, religião, lazer, etc...  Pelo menos, essa é a desculpa que mais se ouve como justificativa para o sedentarismo. 

Para as pessoas que não dispõem de tempo pra fazer atividade física, a boa notícia é que existem programas desenvolvidos para atender essas necessidades, com redução do tempo aliado ao aumento de intensidade nos exercícios. As academias já oferecem um programa que é um circuito ou sequências de exercícios, que não ultrapassam 30 minutos. Um exercício é emendado no outro, num ritmo intenso para alcançar o seu objetivo. 

Outra melhor, é que os treinadores americanos Brett Klika e Chris Jordan criaram um novo programa-relâmpago de exercícios que dura só 7 minutos. O programa combina atividades aeróbicas (tipo corrida no lugar) e de resistência (como flexão de braço), rea­lizadas em 30 segundos, com o máximo possível de repetições. O descanso só pode durar dez segundos. 

Com esses programas de métodos curtos e intensos, a procura pelas academias aumentou em mais de 30%, atendendo a necessidade dessas pessoas com indisponibilidade de tempo e que precisam se cuidar. Essa procura aumenta no verão. “Apesar da atividade ser intensa e ininterrupta, é mais divertida que as séries comuns de exercícios”. (parte de depoimento de uma aluna adepta do programa circuito 30 minutos). Feliz com o resultado, ela completa: “Com o circuito, emagreci 7 quilos”. 

Uma pesquisa da Queen’s University, do Canadá, sugere que pouco mais de dez minutos por dia de atividade física intensa já surtem efeitos. Estudos foram realizados com um grupo de pessoas que praticava 10 minutos por dia de treinamento intenso e outro grupo que realizava 30 minutos diários em intensidade moderada. O primeiro grupo alcançou mais benefícios, com menos riscos de sofrer de doenças cardiovasculares associadas ao sobrepeso. 

Segundo Moscatello, da Fitness Brasi, a aceleração dos batimentos do coração é o segredo dos treinos curtos e intensos. Nesses programas, a frequência cardíaca dos alunos costuma ficar em 90% do limite máximo. O metabolismo fica elevado por mais tempo. Foi percebido que, uma hora após o treino intenso, o aluno pode ficar sentado, sem mover um músculo, e continuará com um gasto calórico elevado. Um homem de 91 quilos perdeu até 392 calorias nos 30 minutos de atividade. Uma hora depois do treino, ele perdeu mais 209 calorias. No total, foram 601 calorias. Na comparação, 30 minutos de vigorosa caminhada na esteira permite a perda de cerca de 240 calorias. A perda calórica após o fim da atividade é insignificante. Moscatello deverá publicar os resultados de seus estudos numa revista científica. 

Apesar das vantagens, os programas de curta duração necessitam de avaliação médica, personalização e monitoração do programa especificamente criado para cada aluno pelo personal, adaptando-o às suas necessidades, condições físicas e limitações. É contra indicada para quem tem problemas de coluna, nas articulações e de coração. Outras atividades físicas e terapêuticas serão indicadas para esses casos. 

A atividade física é fundamental para a saúde, pois ajuda a prevenir e reduzir o risco de muitas doenças. Veja abaixo alguns benefícios:


1.    Reduz os riscos de morte prematura;

2.    Reduz os riscos de morte por doenças cardíacas;

3.    Reduz os riscos de desenvolver diabetes;

4.    Reduz os riscos de desenvolver pressão arterial alta;

5.    Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já sofrem desse mal;

6.    Reduz o mau colesterol e aumenta o HDL – bom colesterol;

7.    Auxilia no controle e redução da taxa de glicemia;

8.    Reduz o risco de desenvolver câncer de cólon;

9.    Reduz os sintomas de depressão e ansiedade;

10.  Auxilia no controle do peso e da porcentagem da gordura corporal;

11.  Auxilia a desenvolver e manter os ossos, músculos e articulações mais fortes e saudáveis;

12.  Auxilia os idosos a fortalecerem a musculatura, aumentando a capacidade de se movimentarem sem cair;

13.  Promove o bem estar psicológico e emocional;

14.  Ajuda no desenvolvimento das atividades psicomotoras nas crianças;

15.  Ajuda no aumento e recuperação da autoestima; 



Atividade física é uma das chaves para uma vida saudável!


Até a próxima!

Éli Castro


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑