Clínica de referência em hemodiálise na RMS atende exclusivamente pelo SUS
A unidade tem padrão de excelência tem capacidade para fazer 2.760 sessões de hemodiálise por mês
Funcionando em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Nefrovita - Clínica de Tratamento dos Rins foi inaugurada em junho do ano passado, pelo Governo do Estado, para atender pacientes renais que precisam fazer sessões de hemodiálise. A unidade está equipada com aparelhos de última geração, com capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir deste mês de maio, receberá mais 18 pacientes, encaminhados pela prefeitura de São Francisco do Conde, que fechou parceria com a unidade com objetivo de oferecer melhores condições de tratamento para os doentes renais que, duas vezes na semana viajam para realizarem o tratamento em Salvador, Camaçari e outras cidades da RMS.
Segundo Telma Silva, secretária de Saúde de São Francisco, a centralização do atendimento na unidade pública, em Lauro de Freitas, visa o conforto e comodidade para os pacientes. “O ônibus disponibilizado pela prefeitura percorria um trajeto muito longo, passando em várias clínicas, tanto na ida quanto na volta, enfrentando enormes engarrafamentos, o que muitas vezes provocava atrasos, penalizando dos doentes”, disse. “ A demora sacrifica as pessoas, que já sofrem tanto com problemas renais crônicos e nossa proposta é minimizar o sofrimento, dando o melhor atendimento disponível.
Todas pessoas inscritas no programa da Saúde em São Francisco continuarão o tratamento normalmente, sem risco de desacontinuidade, garantiu a secretária. “Existiu reação de alguns e entendemos que aqueles que estão em tratamento há muitos anos formaram vínculos com as outras instituições, mas a Prefeitura está buscando o melhor, garantindo a qualidade do serviço”, explicou “Com pacientes divididos em diversas clínicas e hospitais ficava difiícil garantir essa qualidade. Agora, podemos adar segurança no horário de saída e entrada de todos”.
Padrão de Qualidade no Serviço Público
Uma sala exclusiva para pacientes com hepatite tipo C atendeo o que está preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Marília Bahiense, médica nefrologista, é a responsável técnica pela clínica e também atua como coordenadora do Centro de Referência em Doenças nos Rins, do Hospital Ana Nery. Ela atesta que a todo o suporte necessário para atenção aos doentes é mantida na Nefrovita. “Temos também suporte de ambulância, caso haja alguma intercorrência e o hospital de referência nesse caso é o Menandro de Farias, que fica aqui próximo”, explicou.
0 comentários :
Postar um comentário