Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia 26 de maio - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. 

O glaucoma é uma doença degenerativa do nervo óptico e é a segunda maior causa de cegueira, principalmente entre pessoas idosas. O nervo óptico possui várias fibras que vão lentamente sofrendo danos irreversíveis ao longo da doença, promovendo inicialmente o surgimento de pontos cegos na visão e, provocando perda progressiva desse campo visual até a cegueira total e irreversível. Mais de 90% dos portadores de glaucoma adultos sofrem desse tipo da doença. No entanto, essa perda de visão pode ser evitada, quando o glaucoma for diagnosticado e tratado pelo oftalmologista ainda no seu início. O tratamento poderá estabilizar a doença, evitando o dano total no nervo ótico.

A doença é causada pelo bloqueio do líquido transparente localizado entre a córnea e o cristalino, chamado humor aquoso. Esse bloqueio pode ocorrer pelo aumento da pressão intraocular, que é a maior causa de surgimento do glaucoma.
 Muitas vezes as pessoas só percebem que tem algo errado com a sua visão, depois do nervo óptico já ter sofrido alguns danos e já terem aparecido alguns pontos cegos. Se todo o nervo for destruído, ocorre a cegueira total.


TIPOS DE GLAUCOMA


·         Glaucoma de ângulo aberto (crônico)
É a forma mais comum do glaucoma. Ocorre um aumento na pressão intraocular lenta e gradualmente, danificando as fibras do nervo óptico. Tende a ser hereditário. Os riscos à predisposição aumentam, no caso de historio familiar. Muitas pessoas não apresentam sintomas até o início da perda de visão.
·         Glaucoma de ângulo fechado (agudo)
Ocorre com um bloqueio súbito do humor aquoso em pessoas com a pressão intraocular normal, podendo também causar o aumento rápido, doloroso e grave dessa pressão. Pode resultar em cegueira, se não tratado rapidamente.
·         Glaucoma congênito
É hereditário, podendo estar presente desde o nascimento. É causado pelo desenvolvimento anormal dos canais de circulação do humor aquoso no olho. A criança que apresenta glaucoma congênito, geralmente apresenta embaçamento na visão, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, globo ocular aumentado e córnea grande e opaca. Isso decorre do aumento da pressão intraocular e o tratamento sugerido é a cirurgia para o controle dessa pressão.
·         Glaucoma secundário
É decorrente de outros fatores como uso de algumas drogas (como corticosteroide); diabetes; complicações em cirurgias oculares; cataratas avançadas, etc...

ALGUNS SINTOMAS DO GLAUCOMA
- Visão embaçada;
- Dor severa no olho;
- Dor de cabeça;
- Auréolas de arco-íris ao redor das luzes;
- Náusea e vômitos.


PREVENÇÃO
·         Consulta periódica com o oftalmologista
·         Exames oftalmológicos– com periodicidade regular ou caso apareça algum destes sintomas, para avaliação da pressão intraocular através do exame de tonometria; o ângulo de drenagem através da gonioscopia; o nervo óptico com a oftalmoscopia; e o campo visual através da perimetria. A frequência das checagens deve aumentar com o avanço da idade. Os exames devem ser anuais para pessoas que fizerem parte do grupo de risco.

RISCOS
·         Histórico familiar;
·         Miopia;
·         Pressão intraocular elevada;
·         Ter sofrido alguma lesão ocular grave;
·         Se estiver tomando medicamentos esteroides;
·         Tiver mais que 40 anos;
·         Afrodescendentes – possuem maior predisposição

TRATAMENTO
·         Medicamentoso – uso de colírio indicado na maioria dos casos para controle da pressão ocular;
·         Trabeculoplastia - tratamento a laser indicado em alguns casos de glaucoma de ângulo aberto, para facilitar o escoamento do humor aquoso e controlar a pressão ocular;
·         Iridotomia – tratamento a laser indicado em alguns casos de glaucoma de ângulo fechado para melhorar o fluxo do humor aquoso;
·         Trabeculectomia – tratamento cirúrgico indicado em casos mais graves para permitir o fluxo do humor aquoso.

O glaucoma não tem cura, mas o diagnóstico e tratamentos precoces são fundamentais para o seu controle.

E no ritmo da Copa... a Sociedade Brasileira de Glaucoma lança a campanha:

“Entre em Campo Contra o Glaucoma”
É chegada a hora de entrar em campo contra o glaucoma!


Até a próxima!
Éli Castro

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑