![]() |
Hormônio do crescimento: quais os benefícios e os cuidados nos tratamentos |
Dr. Juliano Zakir (ao fundo) palestra para médicos na sede da Associação Baiana de Medicina, em Salvador | Fotos: Davidson Andrade
A Associação Baiana de Medicina (ABM), em parceria com o Laboratório Sabin promoveu na noite de quarta-feira (28) um debate sobre a avaliação do hormônio do crescimento, segundo o protocolo do Ministério da Saúde.
O evento, voltado exclusivamente para médicos foi realizado durante a Jornada Científica sobre Testes Funcionais em Endocrinologia – Novidades e Controvérsias e teve como palestrante o Dr. Juliano Zakir, médico pesquisador com ênfase em Neuroendocrinologia e consultor médico do Sabin.
“Encontros como este servem atualizarmos com os médicos as novas diretrizes do Ministério da Saúde sobre a dosagem correta dos homônios do crescimento e também dos valores de referência dos testes em pacientes. Queremos que cada vez mais a comunidade médica realize tratamentos eficazes e adequados por meio de exames mais cuidadosos e disponíveis no mercado”, explica Dr. Juliano Zakir.
A grande vantagem para o paciente que tem um diagnóstico correto se reflete na qualidade de vida, com um aumento na capacidade de se exercitar fisicamente, melhora no colesterol “bom”, redução da “massa gorda” e aumento da “massa magra”. “Dormir bem quando criança também é essencial, pois é durante o sono que a produção do hormônio do crescimento atinge seu pico”, pontua Dr. Juliano Zakir.
Por outro lado, o uso inadequado destes compostos através, por exemplo, dos anabolizantes aumenta o índice de câncer (intestino, próstata e fígado), aumenta a probabilidade de Diabetes, hipertensão arterial, doenças articulares e deformidades físicas (principalmente em extremidades como queixo, nariz, orelhas e pés). “É preciso muito cuidado na prescrição destes compostos”, finaliza Dr. Juliano.
Sobre o palestrante
Dr. Juliano Zakir é médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Possui residência em Clínica Médica no Hospital de Base do Distrito Federal e em Endocrinologia pelo Hospital Brigadeiro/ Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Em 2011, recebeu o título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. É médico assistente e preceptor do serviço de Endocrinologia do Hospital Universitário de Brasília. Docente do curso de Medicina das Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central, Doutorado pela UnB e pesquisador com ênfase em Neuroendocrinologia – doenças da Hipófise.
0 comentários :
Postar um comentário