As diversas campanhas realizadas durante o mês de maio pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), possibilitaram um crescimento recorde no Cadastro de Doadores de Medula Óssea, que passou de uma média mensal de 500 doações para cinco mil, elevando em dez vezes o número de cadastros.
O aumento expressivo se deve à divulgação, a sensibilização dos doadores e às diversas campanhas de coleta, como as realizadas pelo Hemóvel, como parte do projeto Hemoba em Ação, do Projeto Universidade Cidadã, em parceria com faculdades de Salvador, Hospital Martagão Gesteira, unidades de coleta no município de Barreiras, no oeste, e Feira de Santana, e Santa de Casa de Misericórdia, em Itabuna.
No ano passado um total de 6.633 pessoas se cadastraram na Bahia e foram realizadas 31 doações. Apenas nos quatro primeiros meses de 2014 o cadastramento chegou a 4.645 e mais cinco mil em maio, totalizando, até o momento, aproximadamente dez mil possíveis doadores.
0 comentários :
Postar um comentário