Vitória da Conquista
A cidade de Vitória da Conquista realizou o Forró Pé de Serra do Periperi, de 19 a 24 de junho, com uma comemoração para lá de especial. O clima frio de Conquista esquentou com a festa com festival de forró, concurso de ruas ornamentadas, festival regional de quadrilhas juninas e memorial do forró. A festa foi comandada por atrações como Alceu Valença, Targino Gondim, Trio Forrozão, Marina Elali e Amantes do Forró, dentre outros.
Com uma superestrutura, o Forró Pé de Serra do Periperi teve um palco montado na Praça Barão do Rio Branco, na Casa Memorial Régis Pacheco e ainda na Praça 9 de Novembro, por onde passaram todas as atrações. O público participou do Festival do Forró, de 12 a 14 de junho, que selecionou três artistas locais para se apresentarem na festa.
Na Praça Tancredo Neves, o público pode conferir ainda o Memorial do Forró, que homenageia alguns grandes nomes do cenário artístico nacional, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, instalações artísticas e exposições. E ainda teve a Vila Junina, que relembra o São João do interior, com casas de taipa que oferecem comidas e bebidas típicas.
O forró da cidade reservou ainda uma competição entre os moradores, com o Concurso de Ruas Ornamentadas, que segue com inscrição até o dia 14. O público não vai ficar parado com o Festival Regional de Quadrilhas Juninas, organizado em parceria com a União Estudantil de Vitória da Conquista. O festival será realizado na Praça Barão do Rio Branco, entre os dias 15 e 18 de junho.
Ipirá
A população ipiraense esteve em festa, em clima de São João e Copa do Mundo no Brasil.
O São João na cidade começou com a participação espetacular da população, muita gente compareceu para acompanhar a abertura oficial do São João nesta sexta feira (20-06-14), onde aconteceu apresentação de quadrilha e muito forró no palco dois.
Porto Seguro
Em clima de Copa do Mundo, o São João Elétrico 2014 de Porto Seguro, a 730 quilômetros de Salvador, aconteceu de 20/6 (sexta-feira) a 23/6 (segunda-feira).
Realizada na Passarela do Descobrimento, a festa contou com uma programação intensa, composta por atrações como Aviões do Forró, Leonardo, Pablo, Fernando e Sorocaba, Amado Batista, Humberto e Ronaldo, Falamansa, Cangaia de Jegue, Lordão, dentre outras.
Na sexta-feira (20/6), o público conferiu as apresentações de Aviões do Forró, Lordão e Amado Batista. No sábado (21/6), o romantismo toma conta da festa. com os cantores Leonardo e Pablo. Já no domingo (22/6), a banda de forró Falamansa e a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo comandam os festejos. Na segunda-feira (23/6), último dia da festa, terá Fernando e Sorocaba. O arrasta-pé conta ainda com mais 20 atrações regionais para animar os forrozeiros de plantão.
Destino - Porto Seguro é o ponto de partida para quem deseja conhecer as primeiras páginas da história do Brasil, praticar ecoturismo, esportes, passear, comer bem, ou simplesmente relaxar. É um paraíso que oferece história, entretenimento, cultura, arte e belezas naturais. São 90 km de praiasprotegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante Mata Atlântica.
Irará
Conhecida pelos moradores como a Terra da Farinha, Irará é palco de muito forró e folia no São João. Na sede do município, os blocos Jeguerê e Pé de Mula, que têm mais de 15 anos de tradição, arrastaram cerca de quatro mil foliões todos os anos. Na zona rural, em comunidades como Barnabé, Boa Vista e Mangabeira, os “arrastões”, com ou sem cordas, também fizeram a alegria da população.
Além disso, trios de sanfoneiros saem pelas ruas da cidade e visitam as casas dos moradores, que sempre oferecem aos visitantes comidas tradicionais da festa junina e uma variedade exuberante de licores, como os de jenipapo, amendoim e maracujá, em um clima típico do São João do interior.
O concurso de rua, por sua vez, estimula a comunidade a participar da ornamentação das ruas e avenidas da cidade, com itens típicos e peculiares dos festejos da ép
Já o Forró da Feira, que acontece nos três primeiros sábados de junho, transformou o mercado municipal em palco de sanfoneiros e trios de forró, além de exibir apresentação dos artistas da terra e comercialização de iguarias típicas do período junino.
As festas em Irará, porém, não ficam restritas ao São João. Nos dias 28 e 29 de junho, dia de São Pedro, são promovidos eventos festivos com bandas de forró na cidade. Os festejos em homenagem a São Pedro acontecem com mais força no distrito de Bento Simões, atraindo cerca de 10 mil pessoas. As comunidades do Largo, Caroba e Catete também participam das comemorações, refletindo o espírito inclusivo das folias iraraenses.
O Arraiá Capim Guiné, em Piritiba, prometeu e movimentou os festejos juninos da Chapada Diamantina, de 20/6 (sexta-feira) a 23/6 (segunda-feira).
A festa, que aconteceu na Praça Getúlio Vargas e teve o nome em homenagem à música de Raul Seixas e Wilson Aragão, comandada por atrações como Pablo, Edson e Hudson, Filomena Bagaceira, França, Canidé, LPM e Sanfona com Dendê.
Localizado a 317 quilômetros de Salvador, o município tem uma tradicional festa junina com direito à decoração em homenagem à Copa do Mundo, barraquinhas com comidas e bebidas típicas como canjica, pamonha, milho cozido, amendoim, licor, e ainda será regada a muito forró pé de serra.
O arrasta-pé contou com apresentação das tradicionais quadrilhas juninas, casamento caipira e brincadeiras típicas da época, como pau de sebo. Para quem deseja relaxar e recuperar as energias depois do forró, a dica é apreciar um dos mais famosos pontos turísticos da região, o Poço Feio, composto por águas claras e indicado para os amantes da prática de mergulho. Para chegar ao Poço Feio é preciso seguir 14 quilômetros pela estrada que liga Piritiba ao povoado de Areia Branca.
Várzea Nova
Barracas instaladas na praça comercializando comidas e bebidas típicas da época; bandeirolas com motivos da Copa, sem faltar os famosos licores e as grandes atrações musicais. Tudo isso aconteceu no Arraiá Fibra Forte, em Várzea Nova, a 400 quilômetros de Salvador.
Localizado no Piemonte da Diamantina, entre as cidades de Jacobina e Morro do Chapéu, o município adota para a festa um nome que é uma homenagem ao sisal, seu principal produto agrícola e pilar da economia local.
Os festejos começaram no dia 20/6 (sexta-feira) e prosseguiram até o dia 24/6 (terça-feira), na Praça Zacarias de Jesus, também com apresentação de blocos juninos e concurso de quadrilhas.
Os shows das grandes atrações aconteceram em dois palcos instalados na praça, sempre a partir das 21h, reunindo um público em um clima de harmonia e muita alegria, como é peculiar nos festejos de São João.
Famílias inteiras se divertiram passeando pelo local, aproveitando para degustar iguarias juninas como canjica, milho e amendoim cozido, bolos dos mais variados como aipim, fubá, laranja, puba, sem faltar o saborosos licores para esquentar o friozinho das noites do sertão.
Nos palcos da praça, as principais atrações animaram os forrozeiros de plantão. Filomena Bagaceira, Daniel Vieira, Maike José, Forró do Coroné, Capitão do Reino, Forró LPM, Fulô de Liz, Ruan & Ralf, além de grupos locais e regionais se alternaram, apresentando o autêntico forró nordestino.
Xique-xique
A Praça Luiz Viana, em Xique-Xique (583quilômetros de Salvador), vestiu-se de verde e amarelo para homenagear São Pedro. O padroeiro das viúvas, dos pescadores, e considerado o guardião das chaves do céu, é festejado no município, de 27/6 (sexta-feira) a 29/6 (domingo).
Em um palco armado, desfilaram atrações locais e regionais, tocando muito forró e levando a batida sertaneja para os festejos do município. Devotos do santo, os pescadores também fizeram sua festa na colônia, com um bom forrozeiro local, que não deixou ninguém parado.
Durante o dia, brincadeiras juninas tradicionais como corrida de saco, ovo na colher e quebra-pote, além de belas quadrilhas, divertiram moradores e visitantes. Nos arredores, cerca de 30 barraquinhas enfeitadas comercializaram comidas e bebidas típicas da época, como canjica, bolos, pamonhas, amendoim, milho e licores diversos, dentre outras delícias.
Mas os festejos a São João, que se originaram das cavalgadas e brincadeiras de argolas, também têm seu lugar em Xique-Xique. A festa aconteceu na praça do bairro Ponta da Ilha, com atrações locais e regionais tocando o velho e bom forró, a partir das 21h. As comidas e bebidas da época são comercializadas em barraquinhas enfeitadas, e as brincadeiras e quadrilhas envolvem toda a comunidade.
Senhor do Bonfim
Com a denominação de Capital Baiana do Forró (CBF), o município de Senhor do Bonfim comemora o São João em clima de Copa do Mundo, de 20 a 24 de junho.
Localizada a 376 quilômetros de Salvador, a cidade tem o tradicional arrasta-pé comandado por atrações comoLimão com Mel, Targino Gondim, Pablo, César Menotti & Fabiano, Cicinho de Assis, dentre outros. Além de contar com uma decoração tipicamente junina, a festa teve barraquinhas com comidas e bebidas da época.
Para não deixar ninguém parado, muita música na programação. Na sexta-feira (20/6), o público conferiu os shows dos cantores Flávio José e Pablo. Já no sábado (21/6), a festa foi comandada por Desejo de Menina e Targino Gondim.
No domingo (22/6), o forró seguiu com Flávio Leandro, Forró Safado e Cicinho de Assis. O público assistiu, na segunda-feira (23/3), show com a dupla sertaneja, César Menotti & Fabiano, e o cantor Zezinho da Ema. Na terça-feira (24/6), último dia de festa, os shows serão comandados pelas bandas Limão com Mel e Forró 3 Desejos.
Laje
O município de Laje também homenageiou São João, um dos santos comemorados no mês de junho. A festa aconteceu na Praça Lomanto Júnior, de 21/6 (sábado) a 24/6 (terça-feira), ao som de muito forró e da apresentação das tradicionais quadrilhas juninas.
Com a ornamentação inspirada na Copa do Mundo, que se realiza no Brasil no mês de junho, o município criou a expectativa de receber em torno de 20 mil pessoas. Na programação, atrações como Flor Serena, Bruninho do Acordeon, dentre outros, além de bandas locais a cada noite.
Cravolândia
O município de Cravolândia realizou as comemorações de São João de 21/6 (sábado) a 24/6 (terça-feira). Durante os festejos juninos, um telão transmitiu o jogo Brasil x Camarões, na Praça Lomanto Júnior, cuja partida aconteceu no dia 23/6 (segunda-feira).
Localizado na região dos Caminhos do Jiquiriçá (distante 310 km de Salvador), o município de Cravolândia também é conhecida pelo cultivo de café-cravo, mas, nesta época do ano, os nativos e os visitantes buscam na cidade muito forró, que, além da Praça principal, rola solto no Distrito de Ilha Formosa.
Com o tema São João da Copa 2014, a decoração das ruas e da praça recebeu os visitantes nas cores da bandeira do Brasil. Quem foi ao município assistiu apresentações de atrações como 20 Xotear, Maracujá com Mel, dentre outros.
Brumado
As bandas Fogo de Palha e Rasta Chinela foram os destaques do São Pedro em Brumado, que acontece de 27/6 (sexta-feira) a 29/6 (domingo) de julho, com shows a partir das 22h.
A cidade comemora os festejos na Praça Coronel Zeca Leite. Comerciantes e população realizam quermesses. No entorno, barracas com comidas e bebidas típicas da época, como canjica, pamonha, milho cozido, amendoim, doces e licores variados.
Shows de Roberto Dantilly, Celina e Banda e Dedim Gouveia anima o público na sexta-feira (27/6). Já Fogo de Palha, Serginho Cardoso e Banda Magnatas tocam no sábado (28/6). No último dia de São Pedro, domingo (29/06), Edi Rossi, Lázaro Jacareí e Rasta Chinela. Na programação, a beleza da quadrilha local Olhos D’água tem tudo para encantar os presentes.
Brumado fica próximo à Chapada Diamantina, e seu potencial territorial é por conta dos rios que nascem na Chapada (Rio Brumado e Rio de Contas). Localizada a 555 km de Salvador, Brumado fica no polígono da seca. É conhecida como a capital do minério atraindo baianos e turistas.
Porto Seguro
Em clima de Copa do Mundo, o São João Elétrico 2014 de Porto Seguro, a 730 quilômetros de Salvador, aconteceu de 20/6 (sexta-feira) a 23/6 (segunda-feira).
Realizada na Passarela do Descobrimento, a festa contou com uma programação intensa, composta por atrações como Aviões do Forró, Leonardo, Pablo, Fernando e Sorocaba, Amado Batista, Humberto e Ronaldo, Falamansa, Cangaia de Jegue, Lordão, etc.
Na sexta-feira (20/6), o público conferiu as apresentações de Aviões do Forró, Lordão e Amado Batista. No sábado (21/6), o romantismo toma conta da festa. com os cantores Leonardo e Pablo. Já no domingo (22/6), a banda de forró Falamansa e a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo comandaram os festejos. Na segunda-feira (23/6), último dia da festa, teve Fernando e Sorocaba. O arrasta-pé contou ainda com mais 20 atrações regionais para animar os forrozeiros de plantão.
Destino - Porto Seguro é o ponto de partida para quem deseja conhecer as primeiras páginas da história do Brasil, praticar ecoturismo, esportes, passear, comer bem, ou simplesmente relaxar. É um paraíso que oferece história, entretenimento, cultura, arte e belezas naturais. São 90 km de praiasprotegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante Mata Atlântica.
Igaporã
Com 31 anos de tradição nos festejos juninos, O Forrozão e Folia Igaporã, este ano, veio com a temática Igaporã e Brasil Rumo ao Hexa. O município preparou como atrações grandes nomes da música brasileira, como Frank Aguiar, Amado Batista e, claro, apresentação das quadrilhas juninas.
O município de Igaporã (localizado a 802 Km de Salvador) está com a grade de atrações completa, só esperando a chegada da festa junina, que este ano será de 27/6 (sexta-feira) a 29/6 (domingo).
Visando atender a todos os públicos, a cidade preparou também, apresentações como o Arraiá da Melhor Idade, Arraiá da Criançada, apresentações teatrais e barracões para a comercialização do artesanato da terra.
No dia 26/6 (quinta-feira), a cidade inicia a homenagens com a programação cultural. Nos dias 27/6 (sexta-feira) a 29/6 (domingo) o público contará com apresentações musicais, na Praça do Forró, entre elas estão, Bonde Sertanejo, Bruninho do Acordeon, Luca Matos.
Além das apresentações musicais e culturais, os visitantes e nativos terão a oportunidade de se deliciar com as comidas e bebidas típicas, que estarão à disposição nas barracas instaladas na praça.
Santo Antonio de Jesus tem quarto dia de forró com shows em praça pública
22 de junho de 2014 às 17:20
A Vila do Forró e a Vila do Turista são outros atrativos do evento
O quarto dia do São João na praça pública de Santo Antônio de Jesus (BA), neste domingo (22/6), terá shows de Os Cumpadi, Tio Barnabé, Amado Batista, Michel Teló, Garota Safada e Del Feliz.
A Vila do Forró e a Vila do Turista são outros atrativos do evento.
O sábado (21) foi marcado pela animação do público e a presença de atrações como Flávio José, Aviões do Forró, Torres da Lapa, Forró dos Balas, Melaço de Cana, a banda Dois Amores e o cantor Jânio Forró DiPrimeira.
Quem abriu a programação da noite a banda Dois Amores e na sequência o cantor Jânio Forró Diprimeira agitou o público. Embalando aqueles que curtem um forró contagiante, a banda Melaço de Cana não deixou ninguém parado.
O forrozeiro Flávio José comandou a diversão em seguida, se destacando ela presença marcante de instrumentos importantes do estilo junino em sua apresentação, a exemplo da zabumba e sanfona. E a banda Torres da Lapa animou o público ao som de um repertório programado especialmente para a festa.
Uma das atrações mais esperadas na noite era a banda Aviões do Forról. Além das dançarinas, Xandy e Solanje fizeram a plateia cantar em coro sucessos consagrados da carreira, a exemplo de “Jeito Carinhoso” e “Vou Me Jogar nos seus Braços”.
A banda Forró dos Bala, encerrou a programação.
Dominguinhos é o homenageado na festa de São João em Lauro de Freitas.
Ao som de grandes sucessos do forrozeiro Dominguinhos, o cantor Celo Costa abriu a segunda noite do São João de Lauro de Freitas.
Fazendo jus ao título da festa “São João da Gente – Dominguinhos Show de Bola”, o artista balançou o púbico com clássicos como Asa Branca, De Volta pro Aconchego e Gostoso Demais.
“Isso aqui está uma maravilha!”, resumiu o morador do Caji, Raimundo Lima, 56 anos, que participou da festacom família. Com a mãe, quatros filhos e esposa, o porteiro não parou de dançar um minuto sequer. “Uma festa bonita na nossa praça no Centro da cidade. Queremos mais o que?”, brincou.
Após uma missa na Igreja da Matriz, a programação musical foi aberta por Celo Costa. Em seguida foi a vez do grupo Sou Grude. Integraram ainda programação do sábado (21/6) as bandas Flor de Açaí e Caravana Music. Amanhã a festa continua, mas começa mais cedo, às 16h. Animam a folia junina as atrações M18, Wily Haendel, Misael Ribeiro, Zé Costa, Wellington Pacheco e Renato Fechine.
Camaforró tem mais de 100 atrações
Aberto com a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, o Camaforró seguiu até a terça-feira (24).
A segunda noite do Camaforró I, festa que celebrou o São João em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, animada pelas bandas Flor de Maracujá, Calcinha Preta, Cavalo de Aço, Lívia Nunes, dentre outras atrações. Até o fim da festa, mais de 100 atrações se apresentaram.
Aberto com a Orquestra Sinfônica Popular Brasileira de Camaçari, o Camaforró seguiu com expectativa de atrair 80 mil pessoas por noite ao Espaço Camaçari. O concerto foi especial, em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga.
A cantora e compositora Bethy Motta também se apresentou na primeira noite, comemorando 15 anos de carreira, dos quais 12 dedicados a grupos de forró. Há três anos em carreira solo, com banda composta por 10 músicos, a artista lançou recentemente seu primeiro CD no mercado. O estilo sertanejo universitário é o que predomina no repertório e que dá identidade ao seu trabalho.
Baiana, natural da cidade de Paulo Afonso, Bethy Motta mora há três anos em Camaçari. “Esta é a segunda vez que toco no Camaforró. Ano passado cantei no Caramanchão. Tocar no palco principal é ainda mais fascinante” declarou.
Público infantil
Teve espaço, também, para a criançada. Foram instalados vários brinquedos na área externa e interna do Camaforró para garantir um atrativo a mais para as crianças.
Além dos shows musicais, o público infantil pode apreciar as apresentações das quadrilhas juninas, além de curtir, todos os dias, na roda gigante, cavalinho, pula-pula, tobogã, autopista, entre outros brinquedos instalados no local da festa.
0 comentários :
Postar um comentário