Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Apae Salvador promove a inclusão de pessoas com deficiência

Há 30 anos a Apae Salvador promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Instituição presta acompanhamento a 360 pessoas com deficiência intelectual incluídas profissionalmente.
Para marcar os 23 anos da Lei de Cotas (8.213) a Apae Salvador abre as inscrições para cinco cursos de qualificação profissional oferecidos, gratuitamente, pelo Projeto Cuidando da Vida com o Pé no Futuro, que conta com o patrocínio da Petrobras. A Lei de Cotas surgiu da mobilização das instituições especializadas com vistas a assegurar o ingresso de pessoas com deficiência no mundo do trabalho. Há 30 anos a Apae Salvador desenvolve um programa de qualificação profissional para pessoas com deficiência intelectual, no Centro de Formação e Acompanhamento Profissional (Cefap).

A Apae oferece aos jovens e adultos atendidos no Cefap atividades que favorecem o potencial humano, trazendo o melhor de cada individuo, derrubando barreiras, para que todos tenham oportunidade no mercado de trabalho. Buscamos preparar as pessoas e as empresas, fazendo com que a inclusão se torne algo natural. Sendo assim, o CEFAP oferece cursos profissionalizantes, para que os participantes tenham as mais amplas condições de empregabilidade e competitividade. O Centro de Formação e Acompanhamento Profissional possui 286 aprendizes em formação e já contabiliza 360 profissionais com deficiência incluídos no mercado de trabalho.

Para a gerente de Assistência Social da Apae Salvador, Tânia Brandão, desde a promulgação da Lei de Cotas muito já se avançou. Salienta que mesmo considerando a legislação brasileira, ainda é necessária uma mudança de cultura e atitudes das empresas e da sociedade, porque as pessoas com deficiência não podem ser mais coadjuvantes, e sim, participantes. “O que temos que discutir é a questão da diversidade, trazendo para o nosso convívio a pessoa com deficiência, podendo vê-la como alguém capaz de trabalhar, que possui talentos e possibilidades de exercer um trabalho decente”, destaca. 

Segundo dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010, 23,7% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, na Bahia existe 3,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, desse total 211 mil tem a deficiência intelectual. Em Salvador a pesquisa identificou 377 mil pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que destas 37,6 mil são deficientes intelectuais.

De acordo com dados da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego SRTE/Bahia, em Salvador 4.063 pessoas com deficiência estão incluídas no mercado de trabalho.

Inscrições cursos - Auxiliar de Jardinagem; Auxiliar Administrativo; Auxiliar de Copa e Cozinha; Auxiliar de Repositor de Mercadorias; Auxiliar de Higienização de Ambientes. Jovens com idade de 18 a 29 anos, com deficiência ou sem deficiência em situação de vulnerabilidade social. Renda familiar de um salário mínimo e meio, e preferencialmente, residir na Peninsula Itapagipana. Informações (71) 3310-5415.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑