Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Campanha Nacional de Combate a Hanseníase

A Campanha Nacional de Combate a Hanseníase e Geohelmintíase (verminoses) será iniciada na próxima segunda-feira, 14, e segue até o dia 31 de julho. Em Feira de Santana, o foco será os estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, na faixa etária de cinco a 14 anos. O objetivo é a busca ativa de pessoas com a doença e o tratamento das verminoses.

Os enfermeiros, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, vão avaliar as crianças que apresentarem manchas, esbranquiçadas ou avermelhadas, pelo corpo. Será distribuído nas escolas o material educativo do Ministério da Saúde contendo folder, cartaz, caça – palavras e as fichas de autoimagem.

Os pais deverão indicar nessas fichas – nelas têm o desenho do corpo humano - se há a presença de alguma mancha pelo corpo da criança ou do adolescente e onde ela está localizada. Posteriormente deverão ser devolvidas na escola para que sejam encaminhadas ao profissional de saúde.

A hanseníase quando descoberta nessa faixa etária evita-se complicações futuras, como incapacidade física por conta das deformações nas mãos e nos pés e problemas na visão. O aparecimento da doença está associado a presença de manchas em qualquer parte do corpo e a perda da sensibilidade.  Já a transmissão acontece através do contato direto com a pessoa que ainda não iniciou o tratamento.

Após iniciar o tratamento com a medicação – dura em média de seis meses a um ano – a pessoa com hanseníase não transmite mais a doença para outra. Em 2013 foram detectados em Feira de Santana 106 novos casos. Neste ano, a SMS já registrou 33. O tratamento é disponibilizado no Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda.

Durante a campanha os pais também terão que preencher um termo de recusa caso não concordem que o estudante receba a medicação, que é em dose única, contra as verminoses. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑