Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cantoria de São Gabriel chega à XXIVª edição


Mais de 20 atrações integraram a programação do evento, que já se tornou referência no Brasil.

Durante três dias, o município de São Gabriel transforma-se em palco para as mais diversas manifestações culturais. Poetas, cantadores, compositores, artistas circenses e músicos da região e de outros estados do Brasil ocupam as ruas, praças e palcos da cidade, em um movimento iniciado há mais de duas décadas. É a Cantoria de São Gabriel, que em 2014 chegou a sua XXIVa edição, de 18 a 20 de julho, com a presença de artistas como Claudia Cunha, Noel Andrade e Saulo Laranjeira, Bené do Acordeon, Querubins de São Gabriel, Os Três na Estrada, Dinho Oliveira, Jessier Quirino, Circo do Capão, Filarmônica de Central, Flor de Barriguda e muitos outros. O evento, que em 2013 atraiu cerca de 24 mil pessoas, tem apoio da Secretaria de Cultura de Estado da Bahia (SecultBA) através do Edital de Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

“A Cantoria é uma fonte de inspiração para todos nós. Além de movimentar a cidade, ela incentiva a população a se desenvolver culturalmente. Aqui, surgiram mais de dez grupos culturais. Além disso, realizamos oficinas de formação artística no evento e durante todo o ano”, afirma Márcio Gonçalves de Araújo, presidente da Fundação Culturarte, organização não-governamental que idealizou e realiza a Cantoria. Iniciada por um grupo de jovens moradores de São Gabriel, o movimento tornou-se uma forma de resistência cultural e ganhou visibilidade e respeito em todo o país.

“Todos os artistas pisam com muito respeito nesse chão, afinal são 24 anos de história. É um trabalho de resistência cultural, conseguir manter esse intercâmbio de artistas por tanto tempo. Vim aqui acompanhando uma artista há 14 anos e, hoje, é muito positivo ver como a estrutura se desenvolveu. Só conheço dois festivais com esse porte. Este e o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapa dos Veadeiros, mas o de lá tem 12 anos, enquanto aqui são mais de duas décadas”, afirma o violeiro Noel Andrade, de São Paulo, uma das atrações da Cantoria, que fez show ao lado de Saulo Laranjeira.


O secretário estadual de cultura da Bahia, que foi conhecer de perto a Cantoria, destacou a organização do evento. “A comunidade de São Gabriel está de parabéns pelo nível de qualidade da Cantoria. É bonito ver algo que começou de um grupo de jovens se estruturar e conquistar essa importância, de contribuir para a formação das pessoas. Observe que a população do município praticamente dobra nesses três dias. Pessoas de todo o país vêm participar”, disse Albino Rubim.

“A Cantoria criou pernas próprias e disparou”, sintetiza Antonio Carlos da Silva, o Toinho Galego, um dos coordenadores e também fundador do evento. Em paralelo aos shows, a programação inclui espetáculos e oficinas de circo, exposições de artes plásticas e artesanato, e um cortejo cênico pelas ruas da cidade. Outras informações sobre a Cantoria de São Gabriel estão disponíveis do site da Fundação Culturarte: http://www.culturarte.org.br/.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑