Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Festival de Gastronomia e Cultura da Bahia oferece 360 vagas

Festival de Gastronomia e Cultura da Bahia oferece 360 vagas gratuitas para aprendizagem e degustação 

Na Cozinha Show, chefs fazem o "passo a passo" de saborosas receitas, nesta sexta (18) e sábado (19), e nos dias 25 e 26 de julho, no Mercado do Rio Vermelho.

Os aromas e as cores dos temperos da culinária local atraíram o público do Mercado do Rio Vermelho (antiga Ceasinha, na Av. ACM) para um dos boxes da praça de alimentação, no início da tarde desta sexta-feira, dia 18 de julho. Na Cozinha Show, o chef e professor do curso de gastronomia da Universidade Ruy Barbosa, Francisco Amorim, mais conhecido como Chicão, apresentava o passo a passo de como fazer a Paella Nordestina.

"O sabor está aprovado e a receita também", revela a empresária Solange Santana, depois de degustar o resultado da receita originalmente baiana, que leva ingredientes como ovo de codorna, manteiga de garrafa, carne do sol e queijo coalho. A iniciativa é parte do Festival de Gastronomia e Cultura da Bahia, e oferece 30 vagas gratuitas em cada uma das 12 apresentações que serão realizadas. Qualquer interessado em assistir a Cozinha Show (veja programação abaixo) pode se inscrever gratuitamente no local.

Para a empreendedora a iniciativa está aprovada, principalmente porque comercializa em seu empreendimento, o Bazar da Solange, que funciona no Mercado, a panela que dá nome ao prato. "Esse evento é importante, atraindo o público para cá, fazendo até eles comprarem nas lojas daqui para repetirem o que aprenderam na aula". Como sobremesa, ela e os demais participantes se deliciaram com os picolés Bira's, empreendimento que também funciona no Mercado.

Com a experiência de outros festivais gastronômicos, o chef Chicão acredita que eventos com esse formato favorecem a divulgação da culinária regional e incentivam o empreendedorismo nesse setor de negócios. "A nossa gastronomia é tão rica e diversificada, mas ainda precisa ser mais conhecida pelo grande público", pontua.

O primeiro dia da ação contou ainda com as apresentações da chef Tereza Paim (Cozinha Baiana) e de João Gilberto, do Restaurante Platô, com o prato “Furacão Baiano”. Em paralelo a Cozinha Show, acontecem shows musicais na praça de alimentação, como o bandolim solo, do artista Jackson Dantas, tocando em ritmo de chorinho os clássicos da bossa nova e MPB. Há, ainda, a Exposição de Artes, com móveis, peças de decoração, acessórios e vestuários de artistas plásticos e designers dos Territórios Criativos.

Festival de Gastronomia e Cultura da Bahia

No período de 17 a 27 de julho, a culinária baiana estará em evidência nos bairros do Rio Vermelho, Barra, Pelourinho e Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Ao todo, 30 restaurantes vão participar do Festival, que tem como conceito a degustação de pratos e quitutes feitos à base de ingredientes da culinária local, como tapioca, leite de coco, gengibre, pimenta e o tradicional azeite de dendê.

A lista com nome, endereço, telefone, horário de funcionamento e prato destaque de cada restaurante do Festival Gastronômico pode ser visualizada em (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ba/cursos_eventos/Festival-de-Gastronomia-e-Cultura-da-Bahia):

O Festival faz parte dos programas Sebrae 2014 e Economia Criativa contando com a parceria do Governo do Estado, através da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal); da Associação Brasileira de Bares de Restaurantes-Seccional Bahia (Abrasel-BA); Senac; Universidade Federal da Bahia (UFba); Faculdade Ruy Barbosa e da Enashopp, empresa privada que administra o Mercado do Rio Vermelho.

Programação da Cozinha Show

19 de julho
10h30 às 12h - Apresentação musical de Deco Simões (MPB)
12h às 13h - Chef Vinicius Figueira traz Comida Baiana e Italiana no “Spaghetti com Lambreta”
13h30 às 14h30 - Cafés Especiais: Luca Allegro e Cafés Artesanais; Lucas Campos e a Sobremesa da Latitude 13; Juli Allegro, Sorvete de Côco, Nibes de cacau e café e calda de chocolate 
15h às 16h - Chef Ramon, do Armazém do Reino, com a Gastronomia Sustentável

25 de julho
11h30 às 13h - Apresentação musical de Igor Reis (música regional)
13h às 14h - Chef Edinho Engel, do Restaurante Amado/"Amadinho", um mineiro descobrindo a Bahia
14h30 às 15h30 - Josenilton Santos, do SENAC-BA, com a Cozinha do Recôncavo: Maniçoba
16h às 17h - Edinho, do Mercado do Rio Vermelho - “A Receita do meu Prato e a História do meu Bar”

26 de julho
10h30 às 12h - Apresentação musical de Sandra Simões - Samba e MPB
12h às 13h - Josenilton Santos, do SENAC-BA, com o Escondidinho de Fumeiro
13h30 às 14h30 – França, da Confraria do França, e “A Receita do meu Prato e a História do meu Bar”, com o prato “Arroz de Polvo”
15h às 16h – Prof. Odilon Braga, da UFBa - Anduzada Ceasinha

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑