Fim de semana com baixas temperaturas no interior e tempo chuvoso no litoral.
Nos próximos dias, não estão previstas mudanças significativas nas condições do tempo para a Bahia, ou seja, na faixa centro-oeste e norte continua predominando uma massa de ar seco, o que deverá manter o céu ensolarado e sem chuvas. Além de impedir a formação de nuvens, a permanência dessa massa de ar mantém, nessas áreas, as temperaturas mais elevadas do Estado (33°C), bem como, reduz os índices de umidade do ar a níveis relativamente baixos (40%).
Essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, aumenta os riscos de ocorrer novos focos de queimadas ou, até mesmo, a propagação de alguns pequenos focos já existentes, o que mantém essas áreas em estado de atenção. Assim, recomenda-se cautela quanto a utilização do fogo nas atividades de campo, pois, uma simples ponta de cigarro poderá dar início a uma grande queimada, trazendo assim grandes prejuízos ambientais para a região.
Por outro lado, na faixa centro-leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que deverão influenciar o tempo, mantendo o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Outro sistema meteorológico, que poderá intensificar esses ventos úmidos, é uma frente fria que está avançando pelo litoral do Sudeste brasileiro. Com isso, nas regiões do Recôncavo e Sul, também há possibilidade de ocorrer chuvas mais intensas.
Em outras áreas da faixa leste do Estado também há previsão de chuvas, a exemplo das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste. No entanto, estas serão de fraca intensidade e em áreas isoladas. O destaque dessas regiões são as baixas temperaturas (típicas do inverno), que poderão chegar aos 11°C, principalmente, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. O tempo frio também deve continuar em outras regiões da Bahia, a exemplo do Oeste, São Francisco e Norte baiano, principalmente, nas áreas serranas, onde as mínimas previstas poderão variar entre 12°C e 15°C.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam estáveis (com mínima de 20°C e máxima de 28°C), também é a umidade vinda do Oceano Atlântico que deverá manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias.
Maré
Entre os dias 11/07 (sexta-feira) e 13/07 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 02h e as 05h e entre as 14h e às 17h, com valores variando de 2,1 e 3 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada no período entre as 08h e às 11h e entre as 20h e às 23h, com valores variando de 0,1 a 0,2 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)
Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). No entanto, a condição de céu com poucas nuvens, ainda mantém esses Índices elevados em algumas regiões, como aqueles que estão previstos para o período entre os dias 11/07 (sexta-feira) e 13/07 (domingo), quando deverão variar de 06 a 08. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados nas categorias “Alto” e “Muito Alto”, o que é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas. Pois é nesse intervalo de tempo que os efeitos danosos à saúde são maiores. (Inema)

0 comentários :
Postar um comentário