Até maio de 2015, a população de Salvador contará com o Mercado Municipal de Itapuã totalmente reconstruído e reformulado para atender melhor ao público. O pontapé inicial da obra foi dado no início desta semana com a montagem do canteiro de obras no local. O investimento é de R$5,3 milhões, com projeto desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), e execução da obra sob a coordenação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
De acordo com a secretária da Semop, Rosemma Maluf, o novo mercado contará com 54 boxes, distribuídos em três pavimentos. O primeiro, no andar térreo, contemplará 29 boxes para comércio de hortifruti, açougue e mercearia. Já o segundo pavimento, no primeiro andar, terá 16 boxes destinados a produtos de artesanato. O terceiro pavimento, na cobertura, abrigará nove boxes para alimentação, além de uma pequena área destinada a apresentações culturais. O equipamento contará com acessibilidade, vista para o mar, redução da iluminação artificial e paisagismo.
Os espaços serão destinados prioritariamente aos 28 permissionários que atuavam na antiga estrutura e os demais serão oferecidos por meio de licitação. O projeto já havia sido apresentado pela Prefeitura aos moradores do bairro em fevereiro deste ano. “O novo Mercado Municipal de Itapuã vai estar integrado à ação de requalificação da Orla do bairro, que está sendo promovida pela Prefeitura”, lembra Rosemma.
Orla – As obras de requalificação da nova Orla de Itapuã, já iniciadas, contempla, intervenções em um trecho de cerca de 30 mil m² entre a Sereia e o Farol. O local terá ciclovias, espaço para roda de capoeira e convivência de pescadores, pista tátil com demais elementos para garantia da acessibilidade, inclusive para acesso à praia, quiosques para venda de bebidas e comidas, além de equipamentos exclusivos para baianas de acarajé.
O projeto também contempla área esportiva, equipamentos de ginástica e integração da praça da igreja com a orla através de um piso no mesmo nível. O piso intertravado será construído com utilização de concreto e granito. O investimento é de cerca de R$9 milhões, com execução coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec).
0 comentários :
Postar um comentário