Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Obra de Walter Smetak para a Bienal da Bahia

Alunos do Berklee College of Music trazem composição inspirada na obra de Walter Smetak para a Bienal da Bahia

Esculturas Eletroacústicas é o encontro que acontece no dia 16 de julho, às 20h, no ICBA – Teatro do Goethe-Institut. A ação faz parte da programação Noturnas da 3ª Bienal da Bahia.

A iniciativa é capitaneada por Neil Leonard, diretor artístico do Berklee Interdisciplinary Arts Institute (Biai), setor responsável pelo intercâmbio cultural no Berklee College of Music (Boston, EUA), maior faculdade independente de música do mundo. Durante o encontro, três estudantes da instituição vão apresentar uma composição inspirada na obra de Walter Smetak (1913 – 1984), músico suíço naturalizado no Brasil, que criou cerca de 150 instrumentos musicais.

A performance dos alunos terá voz, violino e percussão, bem como sintetizadores projetados e produzidos por eles. O grupo de estudantes do Biai é composto por Alexia Riner - vocalista, musicista eletrônica e compositora de trilhas cinematográficas com repertório em música clássica indiana; Dalton Harts, percussionista, produtor e engenheiro de som; e o aluno de pós-graduação Jason Lim, multi-instrumentista e desenvolvedor de sintetizadores modulares.

A viagem também inclui um intercâmbio de três dias na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde os membros do Biai vão realizar, no dia 15 de Julho, em conjunto com os alunos da UFBA, encontros para compartilhar suas pesquisas na produção interdisciplinar, design de sintetizador modular, e aplicativos de música interativos que funcionam em dispositivos Android. A ação é aberta ao público e acontece no campus de Ondina da UFBA, a partir das 9h.

Neil Leonard e o BIAI

O diretor artístico do BIAI, Neil Leonard, é um compositor artístico interdisciplinar e saxofonista. Seu trabalho inclui performance de jazz; composição para orquestra com vídeo e com som eletrônico; e composição de trilha / música para dança, teatro, instalações e filmes. Criou o design de som para várias instalações multimídia com a artista performática Maria Magdalena Campos-Pons, incluindo exposições no MoMA (Nova York) e Bienais de Veneza e Dakar.

Leonard também é professor de produção eletrônica e design no Berklee College of Music, e sua participação na 3ª Bienal da Bahia inclui ainda a performance sonora e corporal CONVERSAÇÃO, a ser realizada, juntamente com Maria Magdalena Campos-Pons, no dia 19 de julho, no Arquivo Público do Estado da Bahia.

O Instituto de Arte Interdisciplinar do Berklee College of Music (BIAI) proporciona aos alunos participações em colaborações interculturais com artistas de outras linguagens, tais como dança, teatro, vídeo, instalação e escultura. Sob a direção artística de Neil Leonard, os alunos já se apresentaram em Cuba, Alemanha, Itália e EUA.

SERVIÇO

Noturnas - Esculturas Eletroacústicas

Onde: Teatro do Goethe Institut (Icba) – Corredor da Vitória

Quando: 16 de julho, a partir das 20h

Gratuito



Seminário Música e Tecnologia - IHAC/UFBA

Onde: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, PAF IV, Sala 201

Quando: 15/07, a partir das 9h

Entrada franca



Performance CONVERSAÇÃO

Com: Neil Leonard e Maria Magdalena Campos-Pons

Onde: Arquivo Público do Estado da Bahia - Ladeira Quintas dos Lázaros, 50 - Baixa de Quintas

Quando: 19/07, a partir das 10h

Entrada franca

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑