Postulantes ao Governo da Bahia apresentaram propostas sobre o tema. Encontro foi realizado na noite desta quinta (17), na reitoria da UFBA.
No primeiro encontro entre os candidatos ao Governo do Estado da Bahia, na noite desta quinta-feira (17), na reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, cada um deles apresentou suas principais propostas para a segurança pública do estado. Participaram do encontro os candidatos Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Renata Mallet (PSTU) e Rogério Tadeu da Luz (PRTB).
O candidato Rui Costa (PT) foi o único que não compareceu ao encontro. De acordo com a assessoria dele, Costa tinha compromissos previamente agendados, fez um esforço para tentar viabilizar a participação, mas não pôde comparecer ao evento.
O evento ainda contou com a participação de Celso Castro, diretor da Faculdade de Direito da UFBA e dos alunos do Mestrado em Segurança Pública da instituição.
Cada candidato teve seis minutos para apresentar suas propostas e mais seis minutos de discurso para fechar o encontro:
"O próximo governador precisa assumir um compromisso com o povo", disse a candidata Lídice da Mata (PSB), que afirma não ser possível fazer um diagnóstico da segurança pública sem a participação do povo, e destaca que é importante que a mudança da gestão seja realizada com a eficiência da aplicação do dinheiro público.“Eu pessoalmente vou definir as metas com a população e a Segurança Pública do meu estado”, afirmou.
O candidato Marcos Mendes (PSOL) concorda que deve haver uma participação da população, disse que pretende fazer política com o povo e defendeu uma melhor remuneração para os trabalhadores da segurança pública. “A gente tem que ter a participação das pessoas. A gente quer fazer uma política com a participação do povo. Não há progresso sem a participação da população. Também queremos um salário digno para os policiais”, disse.
Já Paulo Souto (DEM) afirmou que os principais itens da linha de gestão que pretende aplicar, caso eleito, serão a boa aplicabilidade dos recursos financeiros e valorização dos profissionais da área. “É preciso gastar melhor o dinheiro do estado para obter melhores resultados. Pretendemos valorizar os profissionais da área, rejuvenescer o quadro de oficiais e dar expectativa de crescimento para os profissionais”, declarou.
Renata Mallet (PSTU) também enfatizou a participação do povo na política e destacou que, para ela, a melhoria da segurança no estado vai ocorrer quando educação e a saúde se tornarem itens valorizados pelos governantes. “Os problemas de segurança não se combatem com a força, e a gente acha que está na hora de mudar e avançar nos acessos sociais. É necessário ter uma polícia unificada na Bahia”, concluiu.
O candidato Rogério Tadeu da Luz (PRTB) contestou, durante o evento, a existência de inúmeras secretarias relacionadas ao Governo do Estado e afirmou que a segurança pública da Bahia é uma “máquina inchada, que não paga direito aos seus funcionários". De acordo com o candidato do PRTB, melhorias salariais para os policiais é um dos seus objetivos de governo, caso seja eleito. (Globo)
0 comentários :
Postar um comentário