As inscrições abrem nesta segunda (21) e vão até o dia 25. Quem fez o Enem 2013 e não tirou zero na redação pode participar.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira (18) que o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferecerá 289.341 vagas para cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas no segundo processo seletivo de 2014.
As inscrições para o sistema de seleção poderão ser feitas a partir desta segunda-feira (21) pelo site www.sisutec.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 do dia 25 de julho. O edital que regulamenta a seleção foi publicado no "Diário Oficial da União" desta sexta. O MEC ainda informou que 85% das vagas do Sisutec são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas.
O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou, em entrevista coletiva, que apenas os estudantes que fizeram o Enem 2013 e tiveram nota superior a zero na redação poderão participar do Sisutec. "O aluno terá a complementação de curso profissional, o que permite que ele receba um certificado adicional após o ensino médio. E o Brasil precisa muito desses profissionais em todos os setores. Precisamos valorizar os cursos técnicos nesse país", declarou o ministro.
O total de vagas ofertadas na segunda edição de 2014 é 20% maior ao montante anunciado na segunda edição de 2013. Do total, 247.888 vagas são em instituições privadas (IES e escolas técnicas); 10.457 em escolhas públicas (institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais) e 30.996 no Sistema S (Senai e Senac).
0 comentários :
Postar um comentário