Engenheiro Agrônomo debate realidades e desafios do produtor rural na Fenacoco 2014
A produção de coco em sua maioria tem perfil de agricultura familiar. Esse segmento favorece a economia primária no Brasil, preservação do meio ambiente e manutenção dos pequenos produtores. A “Realidade e desafios da gestão na propriedade rural“ é um dos temas que serão tratados no I Encontro Brasileiro de Pequenos Produtores de Coco. O evento acontece durante a Fenacoco, de 06 a 08 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia. Mais informações sobre o evento pelo site www.fenacoco.com.br ou pelos telefones (85) 3253-1641 e (85) 8644-1550.
A palestra sobre gestão na propriedade rural será proferida pelo engenheiro agrônomo Cláusio Cavalcante Cedraz, que é consultor do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Segundo ele, a realidade do produtor rural bem é distinta em relação à empresário rural, pois a empresa rural opera no macro e o produtor rural no micro, tendo mais dificuldade para gerar lucros.
Segundo Cedraz, os erros mais recorrentes dos pequenos produtores são: a falta de planejamento, carência de profissionais devidamente qualificados para a gestão, e a crença de que a eficácia da safra está relacionada com a tecnologia. “O ideal é que os pequenos produtores se planejem para não haver problemas na execução das atividades. É preciso saber investir os recursos para gerar lucro”, afirma. O palestrante diz também que a falta de assistência para desenvolverem as atividades de forma satisfatória.
De acordo com ele, há uma necessidade de profissionalização e para atender essa demanda o SEBRAE oferece diversos cursos e treinamentos para o pequeno produtor. Informação de qualidade, cenários econômicos e potencialidade de mercado são algumas das vantagens citadas por ele para o agricultor que participar da Fenacoco. “O objetivo é sensibilizar o maior número de pessoas, despertar o interesse na potencialidade do negócio e melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais”, declarou.
0 comentários :
Postar um comentário