Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ambulantes da Av. Sete recebem capacitação


Ambulantes da Av. Sete recebem capacitação para empreendedorismo

Começou nesta segunda-feira (28), às 18h, o trabalho de capacitação para empreendedorismo dos ambulantes do Centro da cidade. A ação integra o projeto Avenida Sete Território Empreendedor, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em parceria com o Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). A grande inovação é que as palestras serão realizadas na rua, próximas ao local de trabalho dos ambulantes.

De acordo com a titular da Semop, Rosemma Maluf, a capacitação tem foco na educação e conscientização dos ambulantes sobre a importância do ordenamento e dos seus direitos e deveres como empreendededores individuais. “O Sebrae fará o treinamento sobre o empreendedorismo, enquanto os técnicos da secretaria vão orientar sobre o processo de ordenamento”, diz a secretária.

Hoje, cerca de mil ambulantes atuam na Avenida Sete e seu entorno. Todos passarão pelas atividades de capacitação. Segundo Rosemma, a proposta é que, com o tempo, através da conscientização dos ambulantes e lojistas, seja reduzido o número de fiscais na Avenida Sete. Pelo cronograma de capacitação, a próxima reunião acontecerá nesta terça-feira, às 14h, no Beco Maria Paz.

De forma mais ampla, o projeto Avenida Sete Território Empreendedor tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e articular a sociedade civil organizada, governo, entidades empresariais e educacionais visando o fortalecimento de ações conjuntas para promover a requalificação urbana e o desenvolvimento sócio-econômico da região. “A ideia é utilizar o capital social e histórico da território para atrair clientes e valorizar o comércio local, assim como fomentar um ambiente favorável aos negócios”, explica a secretária.

O projeto tem seis eixos de atuação: empreendedorismo, economia criativa e turismo, acesso a serviços financeiros, infraestrutura, cultura da paz e ordem.
Como um dos principais parceiros do projeto, o Sebrae está colaborando no incentivo ao empreendedorismo, com ações voltadas ao layout das barracas dos ambulantes; criação de catálogo de turismo; formalização de ambulantes; consultoria para apoio à constituição de condomínios nas 13 áreas do comércio informal; e em cursos voltando para gestão e divulgação de negócios.

Cabe à Semop a execução das ações destinadas à manutenção da ordem pública; reordenamento do comércio informal; requalificação da iluminação pública; prevenção à violência e proteção do patrimônio público; articulação com órgãos competentes visando à preservação do bem-estar e segurança dos cidadãos; reforma do Mercado das Flores, Dois de Julho e do espaço urbano no entorno; ações voltadas para defesa do consumidor; serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e proteção à estética da cidade.

O projeto conta ainda com a parceria estratégica de instituições como a Fundação Mário Leal Ferreira, Fundação Gregório de Mattos, Conder, Coelba e as secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), de Desenvolvimento, Cultura e Turismo (Sedes), de Urbanismo e Transporte (Semut), da Reparação e Cidade Sustentável. E ainda da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Unifacs, Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador, Universidade da Paz, Parque Social, Associação dos Moradores do Largo Dois de Julho e das associações que reúnem os ambulantes de Salvador.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑