Degrau Legal inicia recuperação de 33 escadarias em diferentes áreas da cidade
A Prefeitura já iniciou a recuperação de 33 escadarias da cidade dentro do programa Degrau Legal, lançado ontem (31) pelo prefeito ACM Neto e que prevê para este ano obras em 300 equipamentos de 60 bairros da Salvador, através de um investimento previsto em R$ 16 milhões. No momento, o programa executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), via Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), está priorizando as escadarias mais deterioradas e que oferecem maiores riscos à população.
A primeira etapa do trabalho começou com obras nos seguintes bairros: Calabetão, Pernambués, São Marcos, Castelo Branco, Cosme de Farias Macaúbas, Bairro da Paz, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Marechal Rondon, Pau Miúdo, IAPI, Liberdade, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. Nesta fase, que vai até outubro, serão investidos R$ 8 milhões em um total de 150 escadarias em diferentes localidades.
A partir de outubro, começa a segunda etapa, que vai beneficiar moradores de outras 150 áreas. Segundo o diretor de Manutenção e Conservação da Sucop, Luciano Sandes, a meta é recuperar ou construir pelo menos 300 escadarias, por ano, até 2016. “O trabalho vai envolver tanto as escadarias drenantes como as de acesso, desde que estejam localizadas em áreas públicas”, destaca o diretor.
Entre os serviços que serão realizados nos equipamentos já existentes estão melhoria de degraus, avaliação de necessidade de corrimão, contenção de encostas e, para o caso das escadarias drenantes, redimensionamento do sistema de drenagem, com utilização RIB LOC (PVC armado), material mais resistente que o concreto.
A Prefeitura já vem investindo na recuperação de escadarias desde o início da atual gestão. Mais de 30 equipamentos tiveram as obras de restauração concluídas. O trabalho foi realizado em bairros como Bela Vista do Lobato, Alto do Bom Viver, Plataforma, Pirajá e Alto do Cabrito.
_baixa.jpg)
_baixa.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário